segunda-feira, 4 de maio de 2009

O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE

A área da Saúde enquanto campo de intervenção do Serviço Social e de outros trabalhadores sociais apresenta-se hoje com uma crescente complexidade face às suas actuais envolventes psicossociais, político-sociais e profissionais. Aquele que constituiu o campo original da emergência e institucionalização do Serviço Social, é hoje atravessado, no Mundo, na Europa e em Portugal, por novas determinações e desafios. No plano especificamente psicossocial destacam-se as problemáticas do envelhecimento populacional, do prolongamento da esperança de vida, da expressão cada vez mais relevante, associada a estes e a outros fenómenos, das doenças crónicas e a emergência de novas doenças infecto-contagiosas, como a SIDA, com profundas incidências sociais.

O Serviço Social na Saúde tem como missão assegurar o cumprimento dos objectivos da Política de Saúde, pelo exercício da prática do Serviço Social, nomeadamente ao nível da promoção da saúde, prevenção, reabilitação e recuperação na doença, através da intervenção psicossocial junto do utente, da família e da comunidade. De acordo com o Despacho Normativo nº97/83 de 22 de Abril, são funções do Serviço Social nos Centros de Saúde: - Participar na definição e avaliação da política de saúde concelhia; - Cooperar com os restantes serviços do Centro de Saúde nas acções dirigidas ao indivíduo, à família e à comunidade; - Colaborar em projectos de educação para a saúde, designadamente de alimentação, planeamento familiar, alcoolismo e droga; - Participar na reabilitação e recuperação dos utentes; - Acompanhar os utentes internados em lar e casas de repouso; - Coordenar as acções do corpo de voluntários. No Centro de Saúde de Ponte de Sor, são funções do Serviço Social: - Reunir informações susceptíveis de dar resposta às necessidades do doente e da família; - Detectar quais as necessidades gerais do mesmo; - Informar sobre os seus direitos e deveres; - Desenvolver as suas competências sociais promovendo uma atitude de autonomia e fomentando um comportamento responsável; - Encaminhar para os diversos recursos internos e externos, referências a entidades públicas ou privadas que podem auxiliar na resolução dos seus problemas.

O Serviço Social na elaboração de propostas e desenvolvimento das suas actividades compreende o utente, como um individuo que tem papéis significativos no contexto familiar, social e de trabalho, e que passa a enfrentar mudanças na sua vida a partir do momento da doença. É extremamente importante a cooperação com o médico de família ou outro profissional de saúde nas acções dirigidas ao indivíduo, à família e à comunidade de forma a prestar esclarecimento e apoio relativamente a problemas de natureza social. “Desafiar o mito de que as pessoas não são capazes de entender o modo como a sua vida e a sociedade funcionam constitui uma parte importante da educação política que pode ocorrer na sociedade” (Galper, 1980:176). Carmen Barradas Técnica Superior de Serviço Social

1 comentário:

Anónimo disse...

muito importante seu ponto de vista!!!