terça-feira, 3 de novembro de 2009

NO DIA 14 DE NOVEMBRO É O DIA MUNDIAL DOS DIABETES

Como vem já sendo hábito, a Associação de Apoio aos Diabéticos do Concelho de Ponte de Sor, comemora o Dia Mundial dos Diabetes com um encontro de todos os diabéticos do concelho de Ponte de Sor, pelas 10 horas no Cine Teatro de Ponte de Sor. Tem havido uma grande participação, em especial dos diabéticos das freguesias. O seu transporte deve-se à colaboração de todas as juntas de freguesia deste concelho, que sempre se têm mostrado disponíveis para esta acção. O programa do encontro consta de uma sessão de sensibilização sobre a diabetes, seguido de um momento de boa disposição e de entretenimento, terminando com um almoço oferecido pela Câmara Municipal de Ponte de Sor. Para todas as instituições autárquicas deste concelho, um muito obrigado em nome dos diabéticos. Para os diabéticos, peço o favor de não se esquecerem de comparecer. É um dia diferente, é um dia de convívio, de aprendizagem, de troca de experiências, de divertimento. Ps. Para o almoço é necessário a inscrição atempada, na D. Helena Bicho, Dra. Gracinda Rodrigues, Enfª Sandra Costa, Sr. António Peguinho. Obrigado. MGSPRodrigues

CENTRO DE SAÚDE DE PONTE DE SOR TEM EQUIPA DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS (ECCI)

O aumento da esperança de vida acarreta o aumento da incidência de doenças degenerativas crónicas cuja evolução progressiva e incurável é responsável por grande parte do sofrimento, quer nos doentes quer nas suas famílias. Com a finalidade de atenuar o sofrimento e proporcionar o melhor bem-estar possível, foram estabelecidos novos conceitos de cuidados de saúde que são globais, activos e que são prestados por uma equipa multidisciplinar, os chamados cuidados continuados.
Os cuidados continuados desempenham um papel muito importante na coesão da sociedade e no respeito pelo indivíduo. Pretende-se que todos os cidadãos possam ter um acesso cada vez mais prático e com uma qualidade cada vez mais elevada. A formação de uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados no Centro de Saúde de Ponte de Sôr, que se pretende multidisciplinar, traduz a criação de uma valência essencial para um Concelho como o de Ponte de Sôr.
DESTINATÁRIOS: · Pessoas de todas as idades com dependência funcional; · Pessoas com doença crónica; · Pessoas com doença incurável em estado avançado e em fase final da vida; · Doentes que reúnam condições no domicílio para lhes serem prestados os cuidados que necessita.
QUEM PODE SINALIZAR: · Médicos de Família/Enfermeiros; · Familiares e/ou alguém próximo do doente; · Hospitais (Equipa de Gestão de Altas); · Instituições.
A ECCI É CONSTITUÍDA POR: · MÉDICOS Fernando Rodrigues Gracinda Rodrigues · ENFERMEIROS Maria Almerinda Marques Sofia Soeiro Susana Lopes · PSICÓLOGO Jorge Mourato · ASSISTENTE SOCIAL Carmen Barradas