terça-feira, 28 de outubro de 2008

"Outubro rosa: Rastreio do Cancro da Mama"

Hoje vamos falar sobre o Auto-Exame da mama como método preventivo do cancro da mama. Para uma mulher é angustiante descobrir que tem um nódulo na mama. Fica preocupada, verdadeiramente desesperada. Porquê eu? – é a pergunta fatal. O medo do cancro apavora mas, a maior parte dos nódulos da mama não são cancerosos.
A observação da mama é uma prática importante e tem como objectivo conhecer as suas características e detectar, o mais cedo possível, qualquer alteração. A mulher deve saber que raramente as duas mamas são iguais e poucas são perfeitamente lisas. As características das mamas dependem directamente da influência das hormonas ováricas (progesterona e estrogénio).
A mama tem 3 estruturas principais: a pele, o tecido subcutâneo e o tecido mamário. A pele é fina e lisa, excepto na auréola e no mamilo. O tecido subcutâneo contém essencialmente gordura. O tecido mamário é composto por um conjunto de glândulas, que da porção mais interna do órgão convergem para a periferia exteriorizando-se através do mamilo. Esta estrutura altera-se em função da intensidade e qualidade do estímulo hormonal que recebe a cada momento, o que justifica as mudanças que a mama apresenta ao longo da vida da mulher.
As mamas passam por alterações muito marcadas. A primeira grande mudança verifica-se na puberdade (10-15 anos). Cerca de um ano antes do aparecimento da 1ª menstruação (menarca) as mamas crescem subitamente e tornam-se mais salientes e sensíveis. Isto é consequência do aumento extraordinário da produção de hormonas sexuais pelos ovários. Depois durante cada ciclo menstrual (isto é os dias que medeiam entre uma menstruação e a menstruação seguinte) a mama varia em função da influência hormonal da respectiva fase. Na primeira fase do ciclo, as mamas são menos sensíveis e menos tensas. Este é o melhor momento para as observar-palpam-se com mais facilidade e pormenor. Na segunda fase aumentam de volume, ficam mais tensas e dolorosas e, às vezes, apresentam mesmo uns nódulos que desaparecem após a menstruação.
Outra grande modificação vai processar-se durante a gravidez e o aleitamento materno. A mama volta a alterar-se progressivamente após a menopausa. Os ovários deixam de produzir estrogénios e progesterona e as mamas deixam de sentir a sua acção. As glândulas mamárias diminuem de volume e são progressivamente substituídas por tecido adiposo (gordura) e, como tal, qualquer aumento ou redução do peso da mulher faz-se sentir sobre a mama.
É importante conhecer estas mudanças que acontecem normalmente poque assim torna-se mais fácil detectar qualquer alteração que possa surgir.
Qualquer espessamento localizado num dado ponto da mama pode ser um nódulo (caroço). Geralmente são unilaterais ( aparecem apenas de um dos lados) e não desaparecem com a menstruação. Cerca de 50% das mulheres têm um nódulo da mama ao longo da sua vida. É uma situação muito frequente que felizmente na maior parte dos casos corresponde a afecções benignas. Os nódulos malignos são geralmente únicos, duros, de limites imprecisos, pouco moveis e indolores. Na maior parte dos casos localizam-se no quadrante superior externo da mama. O cancro da mama é curável. A possibilidade de cura é tanto maior quanto mais pequeno for o tumor. Daí a importância da prevenção que deve ser feita com regularidade.
COMO PREVENIR? O Auto-Exame pode salvar uma vida. Aprenda a observar e palpar a mama. Faça-o de preferência logo após a menstruação e, se notar alguma alteração procure o seu médico.
O exame deverá ser feito com método para que leve pouco tempo e retire o máximo benefício. Primeiro procede-se à observação em frente ao espelho, com os braços caídos, depois com as mãos na cintura e, por fim, com os braços levantados. Observe se as mamas relativamente à cor da pele e dos mamilos e tamanho de ambas as mamas.
Seguidamente procede à palpação. Pode ser feita de pé ou deitada. Quando é feita de pé, dê preferência à palpação durante o duche por se tornar mais fácil com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Levante o braço esquerdo e ponha a mão atrás da cabeça. Com a mão direita palpe cuidadosamente a mama esquerda com os dedos como se estivesse a realizar uma massagem. Divida a mama em quadrantes e imagine os dedos como os ponteiros do relógio. Vá fazendo movimentos circulares dando especial atenção ao quadrante superior externo. Palpe também a axila. Pessione o mamilo suavemente e verifique ou não a existência de qualquer tipo de liquido. Se o mamilo está umbilicado, isto é, metido pra dentro e não era assim procure quanto antes. Repita a mesma operação com o braço caído. Proceda da mesma forma para a mama direita. Quando a palpação é feita deitada, coloque uma almofada debaixo da mama que vai ser palpada. Cumpra o mesmo método efectuado anteriormente.
Lembre-se que o AUTO-EXAME da MAMA deve ser realizado regularmente, todos os meses após a menstruação. Caso note alguma alteração antes da menstruação não se precipite e volte a repetir o exame depois da menstruação terminar. Se a alteração persistir procure o seu Médico e Enfermeira. MAIS VALE PREVENIR QUE REMEDIAR!
Enfermeiras Paula Catela e Lurdes Ribeiro

ALMOÇO SAUDÁVEL NO CENTRO DE SAÚDE DE PONTE DE SOR

No dia 16 de Outubro de 2008, Dia Mundial da Alimentação, o Centro de Saúde de Ponte de Sor organizou um almoço saudável para os seus funcionários.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 DE OUTUBRO

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, a equipa de saúde escolar do Centro de Saúde de Ponte de Sôr solicitou a colaboração das escolas do 1º ciclo de Ponte de Sôr para a elaboração de receitas da avó. Estas receitas foram elaboradas pelos alunos.

SAÚDE ORAL

Os ganhos em saúde oral estão directamente relacionados com a importância dada á mesma . A informação e a motivação são fundamentais para a aquisição de conhecimentos no âmbito da saúde oral. Hoje em dia a população está mais desperta para os cuidados de higiene oral e para as consequências de uma desvalorização face aos mesmos.
O Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral que define uma estratégia de intervenção assente na promoção da saúde e na prevenção e tratamento das doenças orais , em muito contribui para a melhoria do estado da saúde oral das crianças e adolescentes bem como das grávidas e dos idosos com o complemento solidário .Através deste programa os serviços públicos promovem e previnem a saúde oral junto da população alvo .O programa proporciona ainda a esta população uma resposta preventiva ou curativa através de contratualização externa de serviços de saúde .
No Centro de Saúde de Ponte de Sor a promoção da saúde oral inicia-se na gravidez através das consultas de medicina familiar e nas sessões de preparação onde são realizadas acções de esclarecimento sobre a saúde oral da grávida bem como do futuro bebé. A partir dos 3 anos é nas escolas pré primárias oficiais e particulares que é feita toda a promoção da saúde oral através de ensinos teórico/práticos de escovagem e dinamizações bem como um rastreio de cárie de modo a que desde cedo as crianças sejam sinalizadas para as consultas de prevenção no Centro de Saúde ou para encaminhamento médico dentário. No 1º CEB realizam-se acções de promoção e de prevenção, com a recomendação da escovagem e do bochecho de flúor quinzenal. Nos restantes ciclos promove-se a saúde oral e rastreia-se aos 12 e 15 anos . A par da promoção nas escolas são realizadas consultas individuais de higiene oral a crianças e jovens dos 3 aos 16 anos . O encaminhamento das crianças e adolescentes para a contratualização passa actualmente por um gestor de saúde oral existente em cada Centro de Saúde é este quem gere as necessidades , o mesmo não acontece no que respeita ás grávidas e idosos com o complemento solidário , aqui os utentes terão de solicitar ao médico de família o cheque dentista. É necessário um gradual envolvimento de todos os cidadãos na saúde oral para que as futuras gerações possam manter uma boca saudável. Conceição Chinarro Martins

A RELEVÂNCIA DAS TIC NA EVOLUÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE

Os sistemas de informação assumem nos dias de hoje a maior importância para as decisões clínicas, para a continuidade e qualidade dos cuidados para a formação, investigação, gestão e processos de tomada de decisão.
Com alguma frequência assistimos ao lançamento de alguns projectos em unidades de saúde, que pretendem não só dar celeridade aos processos de diagnóstico e tratamento, mas sobretudo à melhoria do nível de cuidados prestados ao “utente” das estruturas de saúde, onde os profissionais de saúde desenvolvem a sua actividade. Os profissionais enquanto elementos fulcrais na prestação de cuidados ao cidadão utilizam, já hoje, um conjunto significativo de meios informáticos, e sistemas de informação, quer nos hospitais quer nos centros de saúde que lhe permitem optimizar e melhorar as linguagens e procedimentos com óbvia racionalização de recursos.
O sistema de informação traz mais-valias para os utentes pois a equipa tem acesso aos episódios anteriores onde estão gravados todos os registos dos diferentes profissionais bem os exames auxiliares de diagnóstico, terapêuticas instituídas com os respectivos efeitos observados.
Esta questão aliada a uma identificação sem qualquer margem para dúvida de quem fez o quê e a quem, constitui um factor de elevada segurança para o utente. Acresce também ganhos em saúde pois aumenta a acessibilidade e a circulação da informação (tanto para utentes como para profissionais). Promove mais eficácia e eficiência, aproximando o cidadão do sistema e alargando-lhe a capacidade de intervenção. Assegurar informação em tempo real permitirá às instâncias de decisão a definição de estratégias e prioridades de forma fundamentada.
Assim sendo, todos concordamos que as tecnologias de informação são uma indispensável ferramenta de apoio à prestação de cuidados de saúde. O orçamento com a saúde não poderá continuar a aumentar, mas a qualidade dos serviços de saúde pode e deve melhorar, tendo em conta a qualidade de vida e o bem-estar dos utentes.
É aqui que a Informática de Saúde desempenha um papel fulcral, sendo consensual o seu contributo para a racionalização de recursos, modernização e qualidade dos serviços de saúde, quando devidamente planeada, desenvolvida e explorada, em suma, quando bem gerida, particularmente na nossa Unidade de Saúde integrada em Rede em ACES e ULSNA. Alberto Correia Alves Enfermeiro Supervisor

1ª GRANDE PESCARIA

No dia 22 de Junho realizou-se na Barragem de Montargil, na “Foz do Cansado”, a primeira grande pescaria do Centro de Saúde de Ponte de Sôr que contou com cerca de quarenta participantes, entre quais funcionários e seus familiares.
Esta iniciativa serviu para que todos pudessem desfrutar de um dia puro e saudável, descarregando assim todo o stress acumulado durante longos meses de trabalho.
A concentração dos afamados pescadores foi por volta das sete horas, e durante toda a manhã foram chegando os outros convivas que logo se organizaram e prepararam um grande e delicioso pequeno-almoço constituído por: pão mole, enchidos assados, queijos, bolos e café. Em seguida, os pescadores retomaram os seus postos e iniciou-se a preparação do almoço.
Durante toda a manhã, os pescadores conseguiram pescar os mais variados peixes de diferentes tamanhos. Por volta das 14horas pescadores e familiares juntaram-se para uma grande almoçarada, durante a qual a boa disposição de todos deu direito à Enfermeira Fernanda pregar uma partida muito divertida a um dos pescadores.
Mais tarde, a organização fez a entrega dos prémios pelos pescadores mais jovens, dando assim por terminado este dia tão agradável. Assim, é de louvar a organização e todos os seus intervenientes, ficando à espera da segunda grande pescaria.
João Ferro

À CONVERSA COM...

NOME: Maria Madalena dos Santos Duarte DATA DE NASCIMENTO: 09/09/1940 PROFISSÃO: Assistente Administrativa Especialista HOBBIES: Fazer caminhadas, Jardinagem, Ver TV (séries antigas, canal Odisseia e National Geographic) “Eu perco-me a ver estas coisas…” MÚSICA PREFERIDA: Todas do Júlio Iglesias FILME PREFERIDO: Todos os filmes românticos COMIDA PREFERIDA: Cozido à Portuguesa - Há quanto tempo exerce? Faço no dia 19 de Novembro de 2008, 50 anos de serviço visto ter entrado para o serviço com 18 anos. - O que gosta mais na sua profissão? Eu gosto de fazer tudo um pouco. - E o que gosta menos? Nunca gostei de fazer atendimento ao público no Serviço de Urgências. Cheguei a fazer um requerimento para que não efectuasse este tipo de trabalho. - Qual o episódio mais marcante na sua carreira? Tenho uma alergia a pessoas tontas...Quando nós (administrativas) estávamos de serviço havia um utente...TONTO… que queria sempre cumprimentar-me com dois beijos...facto que nunca conseguiu concretizar. Um certo dia estava eu arquivar processos ele aproveitou a oportunidade de estar distraída e tentou agarrar-me. A muito custo consegui escapar porque entretanto vieram em meu socorro as minhas colegas e as senhoras enfermeiras. - Se lhe pedissem para fazer um balanço da sua vida profissional o que diria? Eu adoro trabalhar! Adoro a minha profissão! Gosto tanto que poderia já estar reformada e não estou. Vivo sozinha e assim é uma forma de estar acompanhada. Para o ano é que me reformo, chegou a hora!... - Qual a mensagem que quer deixar para as pessoas que estão no inicio de carreira? Que sejam cumpridoras. Ter ouvidos e não ouvir...Ter olhos e não olhar...Ter boca e não falar...Foi o conselho que a minha chefe me deu há mais de 50 anos. A base principal é cumprir horários.

Carmen Barradas e Márcia Monteiro

HUMOR

No Serviço de Urgência entrou um senhor que se dirigiu ao administrativo e disse: - Tenho um corpo estranho dentro da vista. O administrativo foi comunicar ao enfermeiro de serviço o que tinha acontecido e este dirigiu-se à sala de espera, abriu a porta e disse: - O Sr. Do corpo estranho que entre. No canto da sala estava um senhor que se levantou de imediato e muito indignado disse ao enfermeiro: - Senhor do corpo estranho uma ova, eu lá por ser marreco tenho nome como as outras pessoas! Rui Farinha