segunda-feira, 4 de maio de 2009

CUIDADOS CONTINUADOS

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados é a resposta do Estado que tem por objectivo assegurar aos cidadãos um modelo de intervenção e articulação da Saúde e da Segurança Social para os cuidados continuados e paliativos. Envolve a participação e colaboração de diversos parceiros (públicos, privados e sociais), a sociedade civil e o Estado com principal incentivador. Constitui um novo nível intermédio de Cuidados de Saúde e Apoio Social.
Os objectivos da Rede de Cuidados Continuados Integrados incluem o desenvolvimento de um continuum de cuidados, desde a alta hospitalar até ao domicílio do doente. Neste âmbito entende-se por cuidados continuados integrados o conjunto de intervenções sequenciais de saúde e ou de apoio social, decorrente de avaliação conjunta, centrado na recuperação global entendida como o processo terapêutico e de apoio social, activo e contínuo, que visa promover a autonomia melhorando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social (Decreto-lei nº 101/2006).
Os Cuidados Continuados Integrados compreendem:  A reabilitação, a readaptação e a reintegração social;  A provisão e manutenção do conforto e qualidade de vida, mesmo em situações irrecuperáveis. A prestação de Cuidados Continuados Integrados é assegurada por:  Unidades de Internamento  Unidades de Ambulatório  Equipas Hospitalares  Equipas Domiciliárias A Equipa Coordenadora Local (ECL) de Ponte de Sor, na dependência funcional da coordenação regional da RNCCI, localizada no Centro de Saúde de Ponte de Sor, é constituída por: - um médico (Dr. Fernando Rodrigues); - uma enfermeira (Enf. Almerinda Marques); - uma assistente social do Instituto da Solidariedade e da Segurança Social (Drª Rosa Florinda). A área de influência da ECL de Ponte de Sor é: - Ponte de Sor; - Montargil; - Avis; - Crato; - Gavião.
A ECL assume assim, um papel essencial na gestão dos recursos (humanos e institucionais), nas actividades e no circuito da pessoa em situação de dependência na Rede, sendo especialmente responsável pela avaliação das situações de saúde e sociais, pela verificação do cumprimento dos critérios de referenciação, implementação do plano individual de cuidados e respectiva monitorização. Unidades de Internamento na RNCCI: Unidades de convalescença, independentes ou integradas num hospital de agudos. Têm como objectivo o tratamento e supervisão clínicas e de enfermagem de forma continuada e intensiva, bem como de cuidados de reabilitação, na sequência do internamento hospitalar. A duração prevista de internamento não deverá nelas exceder os 30 dias; Unidades de média duração e reabilitação destinam-se à reabilitação e ao apoio social por situação clínica decorrente de recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico a pessoas com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável. Estão previstas para internamentos com duração inferior a 90 dias; Unidades de longa duração prestam apoio social e cuidados de manutenção a pessoas com doença crónica, em diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio. Estão concebidas para períodos de internamento superior a 90 dias. Almerinda Marques Enfermeira

Sem comentários: