segunda-feira, 22 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2010

“Tentar aumentar a consciência pública da importância da conservação dos recursos de água potável, é o objectivo do Dia Mundial da Água que se assinala a 22 de Março. Este ano é dedicado ao tema «Água Limpa para Um Mundo Saudável».
Nascido em 1993 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), esta efeméride propõe todos os anos um tema diferente sobre o qual se realizam actividades que visam promover a consciencialização tanto da população com dos governos para problemas relacionados com os recursos hídricos.
Os países em vias de desenvolvimento são este ano os mais visados, pois são também os que mais sofrem com a falta de água potável. Na sua mensagem oficial para este Dia, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, sublinha a ligação da preservação dos recursos hídricos com os objectivos das Nações Unidas.“A água é o elo que une todos os seres vivos do planeta e está ligada directamente aos objectivos das Nações Unidas: melhorar a saúde materna e das crianças, a esperança de vida, a emancipação das mulheres, o desenvolvimento sustentável, bem como a adaptação e a atenuação das mudanças climáticas”.
O tema deste ano vem sublinhar que tanto a qualidade como a quantidade dos recursos hídricos estão em risco. Mais pessoas morrem “devido à utilização de água não segura do que devido às várias formas de violência, incluindo a guerra”.
Pretende-se, assim, assegurar a sustentabilidade ambiental através da integração dos princípios de desenvolvimento sustentável nas políticas e nos programas de cada país, bem como inverter a tendência de perda de recursos ambientais e de biodiversidade.Pretende também reduzir para metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e saneamento básico e reduzir para dois terços a mortalidade infantil e a incidência de doenças como a malária.”
Fonte:
In
http://www.cienciahoje.pt Um conselho do Gabinete de Saúde Ambiental…

DIA MUNDIAL DA FLORESTA E DIA MUNDIAL DA ÁRVORE - 21 DE MARÇO

Há sensivelmente um ano no Centro de Saúde de Ponte de Sor, plantaram-se duas lindas árvores…
Aqui fica o registo da sua vitória…

EM BUSCA DO TESOURO DAS FAMÍLIAS

Decorreu de 22 a 24 de Fevereiro, na Associação Caminhar em Ponte de Sor, a acção de formação “Em busca do tesouro das famílias”, a qual teve como objectivo a formação de técnicos que trabalham com crianças e respectivas famílias, auxiliando-os na adopção de estratégias de disciplina que contribuam para melhorar/aperfeiçoar as capacidades destas famílias para que possam desenvolver competências parentais adaptativas. Integrando o Projecto Passo a Passo, esta iniciativa contou com a participação de alguns técnicos do Concelho. A Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Ponte de Sor não faltou a esta iniciativa.
Criado pela dra. Ana Melo no âmbito das suas competências na IPSS "Gabinete de Apoio à Família" de Viana do Castelo, o programa “Em busca do tesouro das famílias” foi já aplicado com sucesso em várias comunidades.
“Em busca do tesouro das famílias” é um programa de treino de competências familiares e dirige-se a famílias com crianças entre os 6 e 12 anos, podendo ser aplicado de forma universal ou como programa selectivo quando complementado com outro tipo de intervenção.
Compreendendo intervenções paralelas com os pais e crianças com vista ao desenvolvimento das competências parentais e competências familiares, este programa tem como objectivos gerais reduzir factores de risco familiares e aumentar os níveis de protecção, procurando ainda actuar sobre factores de risco individuais.