quinta-feira, 28 de abril de 2011

SEMANA EUROPEIA DA VACINAÇÃO - 23 a 30 de ABRIL de 2011

A vacinação é considerada, entre todas as medidas de saúde pública, a que melhor relação custo-efetividade tem evidenciado. A aplicação sistematizada de vacinas, sob a forma do Programa Nacional de Vacinação (PNV), ao longo de décadas, contribuiu para melhorar o panorama da saúde no âmbito das doenças infecciosas.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) associa-se pelo segundo ano consecutivo à Semana Europeia da Vacinação, iniciativa promovida pela OMS, para disponibilizar informação sobre doenças preveníveis e benefícios da vacinação.
Em Portugal, o PNV tem sido uma história de sucesso. Ao longo destes 46 anos a DGS tem coordenado o PNV (esquema recomendado) cuja concretização se deve ao empenhamento dos profissionais de saúde e à adesão de toda a população.
Nesta perspetiva de continuidade e melhoria, a divulgação do PNV é uma medida implicitamente integrada nesta semana de comemorações, à qual se associa a realização do concurso de desenho: "As vacinas podem salvar vidas - vacina-te!"
Devido à consciência da necessidade e do direito de cada criança em estar protegida contra doenças infeciosas preveníveis por vacinação, a DGS em parceria com a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) promove um concurso de desenho que visa sensibilizar os mais novos para a importância da vacinação. O desafio à participação é feito a todas as crianças e adolescentes até aos 18 anos de idade, residentes em território português.
Os desenhos serão divididos em três categorias consoante a idade do participante:

- até aos quatro anos de idade, inclusive (< 4);
- dos cinco aos dez anos de idade, inclusive (5-10);

- maiores de 10 anos de idade (>10);
A cada categoria será atribuído um vencedor.