quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

OMS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DOS FACTORES AMBIENTAIS NA SAÚDE INFANTIL

OMS alerta para a importância dos factores ambientais na saúde infantil: chumbo, mercúrio, pesticidas, entre outros.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para a importância dos factores ambientais na saúde infantil em "10 factos sobre saúde ambiental infantil":
Os factores ambientais são responsáveis por 88% dos 1,5 milhões de mortes de crianças, todos os anos, devido à diarreia. Metade dos dois milhões de mortes infantis anuais por infecções respiratórias graves é atribuída a poluição do ar interior. A prevalência da asma está a aumentar rapidamente entre as crianças. Em algumas regiões em desenvolvimento do mundo, mais de um terço das crianças são afectadas por elevados níveis de chumbo. A intoxicação aguda por pesticidas pode ser fatal para as crianças. O mercúrio é tóxico para o sistema nervoso do feto. Muitas crianças, em África e na Ásia, estão expostas a aflatoxinas (substância tóxica produzida durante o metabolismo de fungos microscópicos) nos alimentos. Centenas de milhares de crianças com idade inferior a 15 anos ingerem, inadvertidamente, substâncias venenosas, responsáveis por cerca de 35 mil mortes infantis por ano. Os factores ambientais estão envolvidos no cancro infantil. As alterações climáticas aumentam o risco de doença, sobretudo no que toca às crianças dos países em desenvolvimento.
Para saber mais consulte:
Organização Mundial da Saúde -
10 factos sobre saúde ambiental infantil

SABIA QUE...

Os DAMASCOS secos são ricos em ferro e fibras solúveis? São óptimos para combater a anemia, e ajudam ao bom funcionamento intestinal…

Dietista Marta Carrilho