segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO 2010 - 4 a 10 de OUTUBRO 2010

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), promove pelo 5º ano consecutivo a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM).As comemorações da SMAM de 2010 irão decorrer entre 4 e 10 de Outubro com o tema "Apenas 10 passos - O caminho Amigo do Bebé".
A SMAM2010 tem como objectivos:
 - Valorizar o contributo dos Dez Passos
 - Revitalizar actividades nos serviços de saúde e na comunidade
 - Informar todas as pessoas de que a protecção, promoção e apoio ao aleitamento materno constitui um direito da mãe, um direito da criança e um direito humano.
 - Garantir que os profissionais de saúde que prestam cuidados a mães e crianças estão preparados para o aconselhamento em alimentação dos lactentes.
Vários estudos demonstraram que a aplicação dos 10 passos contribui para o início da amamentação e para o aumento do aleitamento materno exclusivo. O leite materno melhora a curto e longo prazo a saúde materna e infantil e assim contribui, também, para as metas do Desenvolvimento do Milénio nº4 e nº5 que são: Reduzir a Mortalidade Infantil e Melhorar a Saúde Materna.
Irá acontecer um pouco por todo o país, um conjunto de acções que têm a finalidade de chamar a atenção dos profissionais e dos cidadãos para a importância do aleitamento materno. 
Fonte:  www.dgs.pt