quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A MODA DAS DIETAS...

Surgem habitualmente com o verão e os dias quentes, as preocupações com o peso, as dietas rápidas e consequentemente os erros alimentares!
No entanto, nunca é demais lembrar, que soluções milagrosas para emagrecer, não existem!
A maioria das dietas de curto prazo, não é monitorizada do ponto de vista nutricional e fazem perder peso apenas temporariamente, uma vez que implicam grandes restrições alimentares e uma redução exagerada nas calorias ingeridas.
Contudo, perder peso não significa propriamente emagrecer! Na maioria dos casos, esta perda de peso é consequência da perda de massa muscular e da perda de líquidos, que muitas vezes chega mesmo à desidratação, havendo portanto, uma perda de gordura corporal mínima. Acontece também, que cada vez que se faz uma dieta não controlada, o metabolismo vai diminuindo e torna-se cada vez mais difícil emagrecer. É este recurso indefinido às dietas rápidas que provoca o chamado Efeito “Yo-Yo” e que pode dar origem a uma série de complicações para a saúde, como problemas renais ou hepáticos, fadiga extrema, anemia, entre outras.
Normalmente, utiliza-se o termo dieta como sinónimo de restrição alimentar ou regime de emagrecimento, contudo, no verdadeiro sentido da palavra, dieta representa tudo quanto se come e bebe ao longo do dia, independentemente dos seus efeitos (engordar, emagrecer ou outros). Uma dieta de emagrecimento exige cuidados dietéticos específicos. É essencial que seja assegurado um aporte nutricional adequado à idade, condição física, existência ou ausência de doença, medicação seguida, entre outras condicionantes. Por esta razão, a dieta de emagrecimento deve ser personalizada e prescrita por um profissional habilitado: o Dietista/ Nutricionista. A finalidade é, além de emagrecer com saúde, conseguir manter o peso alcançado ao longo do tempo.
Para que isto seja possível, é necessário determinação para reaprender a comer e gradualmente, adoptar um estilo de vida saudável. Acima de tudo, é preciso querer não voltar a engordar!
Marta Carrilho
Dietista