terça-feira, 2 de março de 2010

JÁ PENSOU EM SER DADOR DE MEDULA ÓSSEA?

PRINCIPAIS CONDIÇÕES PARA SE INSCREVER COMO DADOR:
- Ter entre 18 e 45 anos (A dádiva pode ser feita até aos 55 anos se não houver doenças inter correntes que a contra-indiquem. Quando uma pessoa se inscreve pela primeira vez deve fazê-lo até aos 45 anos)
- Peso mínimo de 50Kg
- Ser saudável
- Nunca ter recebido transfusões
Nota: Não precisa de estar em jejum.
O QUE ACONTECE APÓS A COLHEITA DE SANGUE?
Depois de ter feito a colheita de sangue, o dador é inscrito na base de dados CEDACE (CEntro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão) e aguarda que algum dia haja um doente igual. O dador poderá estar anos sem nunca ser chamado.
Pedimos para que não desista e, note que isto é muito importante, O DADOR DEVE COMUNICAR AS MUDANÇAS DE ENDEREÇO OU TELEFONES... se não o fizer, no dia em que for necessário poderá não se conseguir o contacto.
E SE FORMOS ESCOLHIDOS PARA DOAR?
A colheita de medula óssea poderá ser feita de duas formas diferentes. Por uma técnica chamada citaferése, na qual é possível colher as células a partir de veias periféricas no braço, num processo rápido e simples. O sangue retira-do da veia do dador passa através de um aparelho que remove apenas as células necessárias para o transplante, devolvendo as restantes. Na outra forma a colheita é feita no bloco operatório, sob anestesia, por punção dos ossos da bacia. Neste caso há que recorrer a um pequeno internamento de cerca de 24 horas. Não tem riscos para além da pequena anestesia a que é sujeito. O dador poderá sempre optar pela forma de colheita e a qualquer momento pode conti-nuar ou desistir.
LOCAIS ONDE PODE DOAR?
Com vista a facilitar a inscrição de dadores voluntários de medula óssea, os Centros de Histo-compatibilidade promovem brigadas em vários pontos do país onde são feitas colheitas de sangue. O Centro de Saúde de Ponte de Sor encontra-se actualmente a promover esta iniciativa. São necessárias no minimo 60 pré-inscrições para que o CEDACE se dirija a Ponte de Sor.
INSCREVA-SE JÁ ATÉ AO DIA 31/03/2010.
Poderá inscrever-se no Centro de Saúde de Ponte de Sor, por e-mail ou através da ficha de inscrição no www.sorsaude.blogspot.com
Atenção: A forma de testar a compatibilidade é somente pela colheita de uma pequena amostra de sangue (12ml), e só demora alguns minutos.
Fonte: APMC

EQUIPA DE SAÚDE ESCOLAR PROMOVE PROJECTO EM GALVEIAS

Tendo como finalidades promover e proteger a saúde e prevenir a doença na comunidade educativa; promover um ambiente escolar seguro e saudável; reforçar os factores de protecção relacionados com os estilos de vida saudáveis e contribuir para o desenvolvimento dos princípios das escolas promotoras da saúde, a Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Ponte de Sor irá promover neste ano lectivo um projecto na Escola Básica de Galveias.
No contexto da intervenção de Saúde Escolar, dirigido aos alunos do 3º e 4º ano, na Escola Básica de Galveias, as áreas prioritárias para a promoção de estilos de vida saudáveis são:
1 - Saúde sexual e reprodutiva
2 - Alimentação saudável;
3 – Saúde Oral;
4 – Ambiente e Saúde.
A Equipa de Saúde Escolar
Para ter acesso ao projecto basta clicar no link abaixo referenciado

galveiasplano

O FEIJOEIRO- DIVULGAÇÃO DE PROJECTO

A Cercidiana (Cooperativa para a Educação, Reabilitação e Inserção de Cidadãos Inadaptados de Évora) desenvolve um projecto de Educação Ambiental e Mundo Rural - O Feijoeiro - contribuindo assim para um Desenvolvimento Sustentável, através da promoção de 3 princípios:
- Inclusão;
- Preservação do Ambiente;
- Cultura Tradicional.

Este projecto destina-se à comunidade educativa e população em geral, a partir dos 3 anos de idade.
É desenvolvido na Quinta do Feijão (Ao Espinheiro), onde os visitantes poderão disfrutar de momentos muito agradáveis no âmbito de várias acções:
- Oficina dos 3R's;
- "Zurrindo";
- A Ecohorta;
- Ofícios (Carpintaria, Cerâmica, Padaria, Tecelagem);
- Oficina do Movimento e Drama.
Para mais informações contacte a instituição através do nº de telefone 266 759 530 ou através do e-mail: cercidiana@portugal.mail.pt

DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE- 24 DE MARÇO

A 24 de Março comemora-se o Dia Mundial da Tuberculose. Com a celebração do Dia Mundial da Tuberculose (TB), a 24 de Março, pretende-se sensibilizar a população, a nível mundial, para uma doença que continua hoje a causar a morte de vários milhões de pessoas cada ano, principalmente do terceiro mundo. Vários países e organizações comemoram este dia, organizando eventos com a finalidade de realçar o âmbito da doença e a necessidade de a prevenir e curar. A 24 de Março recorda-se o dia do ano de 1882 em que Robert Koch anunciou à comunidade científica da altura que havia descoberto a causa da tuberculose, o bacilo TB.
Para saber mais, consulte: Direcção-Geral da Saúde –
http://www.dgs.pt/Organização Mundial da Saúde - Dia Mundial da Tuberculose - http://www.who.int/mediacentre/events/annual/world_tb_day/en/index.html
Fonte: DGS

2010 - ANO EUROPEU DO COMBATE Á POBREZA E À EXCLUSÃO SOCIAL

A Agenda Social da Comissão para 2005-2010 designou 2010 como o «Ano Europeu do combate à pobreza e à exclusão social» com o objectivo de reafirmar e reforçar o empenho político da União Europeia, manifestado no início da Estratégia de Lisboa, em tomar medidas «com impacto decisivo no que respeita à erradicação da pobreza».
A Comissão Europeia elaborou um documento-quadro estratégico para as entidades nacionais de execução e todos os outros intervenientes envolvidos no Ano Europeu de 2010.
A Direcção-Geral da Saúde, ciente da importância dos determinantes sociais da saúde, em particular do impacto que a pobreza e a exclusão social têm na saúde dos cidadãos, pretende dar a sua colaboração no âmbito do Ano Europeu do combate à pobreza e à exclusão social e divulga, através do seu site, o logótipo do Ano e o documento estratégico. Para saber mais consulte os sites: http://www.2010againstpoverty.eu/opencms/?langid=pt http://ec.europa.eu/social/main.jsp?langId=pt&catId=637
Fonte: DGS

SABIA QUE...

Para dormir melhor... Beber leite com mel ajuda. O cálcio presente no leite relaxa os músculos contraídos depois de um dia de stress e o mel diminui o ritmo das ondas cerebrais, estimulando a produção de serotonina e promovendo a sensação de bem-estar…
Dietista Marta Carrilho

HUMOR

Uma mulher vai ao médico para fazer seu exame anual.A enfermeira faz as perguntas de rotina:
- Quanto pesa?
- 50 kg - a mulher responde.A enfermeira a põe na balança e verifica que na verdade ela pesa 61Kg.
A enfermeira pergunta:
- Qual é a sua altura?- 1,72m - ela responde.
A enfermeira verifica a medida e vê que a mulher tem apenas 1,65m de altura.Então a enfermeira mede a pressão sanguínea e diz à mulher que ela está com a pressão muito alta.
Ela grita:- Claro que está alta! Quando eu cheguei eu era alta e magra! Agora estou baixa e gorda!