sexta-feira, 19 de março de 2010

TODOS OS DIAS SÃO DIAS - Dia Mundial da Luta Contra o Cancro - 8 de Abril

Dia 8 de Abril é o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, mas como o próprio título indica, todos os dias são dias, e essa luta depende de todos nós.
Mas o que é o cancro? Porque razão nos assusta tanto? Talvez o melhor seja tentarmos compreender melhor a sua evolução. No seu ciclo de vida, as células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células que se formam a partir da divisão das primeiras. Acontece que por vezes este processo corre mal e formam-se novas células sem que o nosso corpo necessite delas e, sem que, ao mesmo tempo, as células velhas morram. O cancro surge então quando estas células normais, se transformam em células malignas. Este processo chama-se carcinogénese e demora algum tempo.
Os médicos não conseguem, muitas vezes, explicar porque é que uma pessoa desenvolve cancro e outra não. No entanto, sabe-se que há determinados factores de risco que aumentam a probabilidade de uma pessoa vir a desenvolver cancro, são os chamados agentes carcinogénios, como por exemplo o tabaco, a alimentação, o sol, o álcool, falta de actividade, etc. Muitos destes factores de risco podem ser evitados pois, alguns tipos de cancro podem ser detectados antes de causarem problemas. Fazer exames para despiste do cancro, ou de alguma condição que possa levar a cancro, em pessoas que não têm sintomas, chama-se rastreio. Geralmente, o tratamento para o cancro é mais eficaz quando a doença é detectada cedo. Os exames de rastreio mais usados são:
Mama: a mamografia é a melhor forma para detectar o tumor em estadio inicial. A mamografia é uma imagem da mama, feita com raio-X. É recomendável que as mulheres, a partir dos 40 anos, façam uma mamografia de 2 em 2 anos.
Colo do útero: o teste de Papanicolau , é usado para observar as células do colo do útero. Num laboratório é feito o rastreio de células cancerígenas ou de alterações que possam levar a cancro, incluindo alterações causadas pelo papiloma vírus humano (factor de risco mais importante para cancro do colo do útero).
Cólon e recto: são usados vários testes de rastreio para detectar pólipos (massas), tumores, ou outras alterações no cólon e no recto. A partir dos 50 anos, deverá ser feito o despiste do cancro do cólon e recto. Se tiver risco aumentado de ter cancro do cólon e recto, deve falar com o médico, para saber qual a frequência com que deve fazer os exames de rastreio.
O cancro pode provocar muitos sintomas diferentes, como por exemplo:
· Espessamento, massa ou "uma elevação" na mama, ou em qualquer outra parte do corpo.
· Aparecimento de um sinal novo, ou alteração num sinal já existente.
· Ferida que não passa, ou seja, cuja cicatrização não acontece.
· Rouquidão ou tosse que não desaparece.
· Alterações relevantes na rotina intestinal ou da bexiga.
· Desconforto depois de comer.
· Dificuldade em engolir.
· Ganho, ou perda de peso, sem motivo aparente.
· Sangramento ou qualquer secreção anormal.
· Sensação de fraqueza ou extremo cansaço.
Geralmente, as fases iniciais do cancro não causam dor. Se tem estes sintomas, não espere até ter dor, para consultar o médico.
Referências Bibliográficas
Cancro e sintomas de alerta -
http://www.roche.pt/sites-tematicos/infocancro/index.cfm/nocoes/sintomas/ Factores de Risco de Cancro - http://www.roche.pt/sites-tematicos/infocancro/index.cfm/nocoes/factores-de-risco/ Formas de detecção do cancro - http://www.roche.pt/sites-tematicos/infocancro/index.cfm/nocoes/rastreio/ O que é o Cancro - http://www.roche.pt/sites-tematicos/infocancro/index.cfm/nocoes/
Lurdes Ribeiro
Enfermeira