quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 2009

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) comemora, todos os anos, no dia 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Esta foi a data escolhida, pois neste dia, em 1945, foi criada a FAO, uma organização cujo objectivo principal é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, destaca-se em cada ano, um tema diferente para o qual se focalizam todas as actividades. Este ano, a data é dedicada ao tema “Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise”. Cerca de 150 países comemoram oficialmente esta data promovendo seminários alusivos ao tema anual, eventos culturais e desportivos para sensibilizar a população para a importância de erradicar a fome no mundo e angariar fundos para este fim. Numa altura em que a crise económica mundial domina a actualidade, é importante defender que um desenvolvimento sustentável ao nível da agricultura e da produção alimentar é fundamental para garantir às populações o acesso a uma boa alimentação, segura e com qualidade do ponto de vista nutricional. Este ano, a FAO estima que a fome atingirá um novo recorde histórico: 1 em cada 6 pessoas no planeta. A situação é ainda mais grave nas zonas rurais, devido ao aumento repentino dos preços dos alimentos e dos combustíveis em 2007-2008. No Dia Mundial da Alimentação, não podemos deixar de reflectir sobre aquilo que comemos e sobre a situação alimentar no mundo actual. É do conhecimento geral, que também uma parte da população mundial sobre de obesidade, o que reflecte e desequilíbrio sobre a forma com que os alimentos são produzidos e distribuídos a nível mundial. Todos sabemos o quão vital é a alimentação. O tipo de alimentos que se escolhem e aos quais se tem acesso não têm apenas implicações físicas e psicológicas a nível individual, tocam toda a sociedade e têm consequências à escala mundial.
Marta Carrilho
Dietista

SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO - 5 a 11 de Outubro

A OMS (Organização Mundial de Saúde) e a UNICEF recomendam o aleitamento materno exclusivo, desde o nascimento até aos 6 meses de vida e a manutenção da amamentação com alimentação diversificada até aos 2 anos. O leite materno proporciona à criança o melhor começo de vida, porque contem todos os nutrientes necessários, para esta crescer e se desenvolver. É o único alimento que fornece protecção imunitária, “é a primeira vacina do bebé”, protegendo-o das diarreias, alergias e outras infecções, o que se traduz numa vida mais saudável, com menor: número de consultas pediátricas, gasto em medicamentos, absentismo laboral por parte dos pais (devido às doenças dos filhos). É grátis, está sempre disponível, à temperatura ideal e não necessita esterilização. O Aleitamento Materno tem também vantagens para a Mãe, como por exemplo: favorece e fortalece o vínculo Mãe / Filho, acelera a recuperação pós-parto, estimula a involução uterina, diminui a hemorragia, protege contra o cancro da mama e do útero. Conscientes de todas as vantagens do Aleitamento Materno, os profissionais do Centro de Saúde de Ponte de Sôr, não podiam deixar de participar nesta comemoração tão importante para a saúde das nossas crianças e mães. Estamos disponíveis para apoiar e aconselhar as mães, a desenvolverem capacidades para amamentarem com sucesso. Podem sempre contar com o nosso apoio, (como já vem acontecendo há muito tempo) antes do parto, durante o puerpério (período pós-parto), assim como, durante o primeiro e segundo anos de vida. A enfermeira especialista de Saúde Materna e Obstétrica, está sempre disponível para prestar essa ajuda sempre que solicitada, no Centro de Saúde ou no domicílio. Com a certeza de que a amamentação dá à criança o melhor começo de vida.
Maria Catarina Branquinho
Enfermeira Especialista de Saúde Materna e Obstétrica

HUMOR

O velhinho entra no consultório e vai falando para o médico:
- Doutor preciso da sua ajuda. O senhor sabe que eu já tenho noventa e cinco anos, não é? Acontece que eu não paro de correr atrás das mulheres.
- Mas isso é muito bom. Mostra que o senhor ainda gosta das boas coisas da vida. Não vejo mal nenhum nisso.
- O problema, doutor, é que quando eu consigo uma mulher nem me lembro mais para que é que ela serve.