sexta-feira, 11 de junho de 2010

DESABAFOS...

Cancro da mama aos 33 anos
13/Fev/2009 20:16
A dor da alma é a mais díficil de tratar... é o medo de morrer e deixar tanta coisa por resolver ... é a vontade de lutar , mas ter sempre aquele medo de desistir a meio da luta. É aqui que nós começamos a pensar que não temos outra hipótese se não irmos em frente, sem sequer olhar para trás. Depois do terrível diagnóstico começamos a interiorizar, a pouco e pouco, que temos pessoas que amamos tanto, que só por elas e por nós vale a pena lutarmos pela NOSSA vida. Apesar das constantes quedas, temos que nos levantar... apesar das dores físicas e da ressaca da quimioterapia não nos podemos deixar MORRER aos poucos...só há uma hipótese: lutar por tudo o que temos de bom. É tão bom saber que temos amigos a torcer por nós e que fazem uma corrente positiva para mostrar a este maldito cancro que somos muitos a lutar contra ele e por isso ele começará a estar em desvantagem, e aí serei eu que começarei a ganhar pontos. É possível eu sair vitoriosa... com a ajuda de Deus e de todos os que gostam de mim.
Um beijinho muito doce no coração de todos aqueles que estão a ler este artigo e que ainda não conseguiram alcançar a paz e a serenidade que tanta falta nos faz quando somos confrontados com um diagnóstico de cancro.
Otília Oliveira
Sentir o cheiro da vida
26/Fev/2009 21:48
Fechar os olhos e sentir o cheiro da vida é uma fonte de inesgotável esperança de continuar a viver...
Tudo tem um significado especial:
*O cheiro da manhã
*O raio de sol que entra pela janela
*O chilrear do passarinho que te vem cumprimentar à janela
*As risadas das pessoas que passam por ti e que mostram que a vida é um sorriso que está sempre presente, desde que tu o deixes aparecer .
Só consegues dar valor a este presente que Deus te deu quando és, de facto, confrontado com a hipótese de ELE to tirar assim... sem estares à espera.
Pois , porque só assim é que percebi que devemos estar preparados para, a qualquer momento, sermos confrontados com a morte. Nesta luta tão difícil que estou a ter, nem sempre consigo ver a tal luz ao fundo do túnel que me diz que vou ser capaz de vencer este cancro... mas estou certa que ainda tenho muito para dar nesta vida e que Deus me escolheu porque sabe que vou vencer... e só com esta experiência é que seria possível ajudar muita gente que vai precisar do meu apoio e do meu ombro amigo... eu vou acreditar que é este o sentido de eu estar a passar por tamanha crueldade.
Sentir o cheiro da vida... é tudo o que eu peço a Deus!!!!
Estes são dois excertos de um diário que tenho estado a escrever desde que soube que tinha cancro da mama... é através deles que espero poder entrar no coração de muitas pessoas com o mesmo diagnóstico. ACREDITAR!!!! SEMPRE!!!
Otília Oliveira
Enfermeira

O ENFERMEIRO NO MUNDO DA BRINCADEIRA- UM PROJECTO NO CENTRO DE SAÚDE DE PONTE DE SOR

Num tempo em que cada vez mais, são reconhecidos os benefícios do brincar no desenvolvimento global da criança e em que se denota que, infelizmente, devido às mudanças sociais e familiares, por vezes, o acto de brincar é esquecido, não permitindo que as crianças usufruam dos seus benefícios é necessário investir nesta área.

Face a esta necessidade e tendo subjacente a contextualização global deste problema, as enfermeiras Lara Gato e Sílvia Botelheiro, do serviço de Pediatria do Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E. estão a desenvolver no Centro de Saúde de Ponte Sor no âmbito do Ensino Clínico I do 1º Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria que frequentam na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus de Évora da Universidade de Évora, um projecto de intervenção intitulado “O enfermeiro no mundo da brincadeira”.
Este projecto terá a duração de 9 semanas e com a sua implementação pretendem transmitir às crianças e famílias a importância do brincar, como promotor do desenvolvimento cognitivo, físico, afectivo, social e cultural. Para tal, planearam três actividades diversificadas, mas que partilham o seu âmago: o brincar como direito fundamental da criança.
A primeira actividade é a dinamização de um stand alusivo ao tema das artes plásticas integrado nas comemorações do Dia Mundial da Criança em Ponte de Sor. Esta actividade tem como intuito promover a brincadeira.
A segunda actividade é a realização de uma sessão de educação para a saúde no dia 16 de Junho de 2010. Esta sessão destina-se a futuros pais (que frequentam as aulas de preparação para o parto ministradas no Centro de Saúde) e pretende alertá-los para a importância do brincar no desenvolvimento global da criança no primeiro ano de vida.
Finalmente, a terceira e última actividade é a decoração da sala de espera de crianças existente no Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de modo a torná-la mais agradável e mais atractiva para a população a que se dirige fomentando um ambiente propicio ao brincar.
Consideram que a elaboração deste projecto constitui uma mais valia tanto para as crianças e suas famílias, como para as próprias, uma vez que a mesma lhes proporcionou inúmeras aprendizagens, as quais conotam como muito importantes para o seu desempenho enquanto futuras enfermeiras especialistas em saúde infantil e pediatria.

Por Lara Gato e Sílvia Botelheiro, Enfermeiras no serviço de Pediatria do Hospital do Espírito Santo de Évora