terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A DENTIÇÃO DECÍDUA

A dentição decídua (também denominada dentição de leite ou temporária), deve ser reconhecida pela sua importância.

Para uma correcta função mastigatória, fonética e de mantimento de espaço é fundamental a preservação de todos os dentes decíduos.

Esta dentição é composta por 20 dentes, distribuídos igualmente pelas duas arcadas dentárias.

Na função mastigatória os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram o alimento, tornando-se assim fundamental a presença de todos os dentes na cavidade oral.

À medida que os dentes permanentes vão crescendo as raízes dos dentes decíduos vão sendo reabsorvidas. Quando o dente permanente está pronto para erupcionar (nascer) dá-se a esfoliação (perda) do decíduo.

Os dentes decíduos servem de guia aos dentes permanentes.

Quando há uma perda precoce de dentes decíduos, não fica garantido o espaço para a correcta erupção dos dentes permanentes, tendo a mesma um efeito adverso sobre o desenvolvimento dentário.

A má oclusão (encerramento incorrecto dos dentes quando contactam uns com os outros) gera dificuldades a nível da mastigação, pode originar problemas na articulação tempero mandibular ( ATM ), torna os dentes mais susceptíveis á cárie e proporciona problemas gengivais .

O uso de aparelhos ortodonticos na fase da dentição decídua, pode evitar danos na dentição futura.

É importante promover os cuidados de higiene oral e dar o devido valor á primeira dentição, para evitar futuros problemas funcionais e estéticos.

Conceição Chinarro
Higienista Oral

SABIA QUE...

A COUVE DE FOLHA ESCURA é rica em ferro, e este é bem absorvido pelo nosso organismo, devido à forte presença da vitamina C. Por esta razão, é uma aliada no combate à anemia…

Dietista Marta Carrilho

HUMOR

REGIME DE EMAGRECIMENTO

- Doutor, como eu faço para emagrecer?
- Basta a senhora mover a cabeça da esquerda para direita e da direita para esquerda.
- Quantas vezes,doutor?
- Todas as vezes que te oferecerem comida.