quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DIA MUNDIAL DA DIABETES - "Educar e Prevenir a Diabetes"

Educação e Prevenção da Diabetes foi o tema proposto pela Federação Internacional da Diabetes, para a comemoração do Dia Mundial da Diabetes, a 14 de Novembro. Esta campanha, para o período de 2009-2013, apela para a crescente necessidade de se compreender, educar e controlar a diabetes.
Como forma de se associar a esta iniciativa mundial, e porque a diabetes afecta actualmente 12,2% da população alentejana* (4,7% ainda não diagnosticada), o Centro de Saúde de Ponte de Sôr promoveu na passada 6ª feira, mais uma Sessão de Esclarecimento sobre os “Cuidados Alimentares na Diabetes”, a qual vai já na 2ª edição.
Esta sessão contou com a presença de 12 pessoas, entre diabéticos e familiares, que quiseram saber mais sobre a alimentação do diabético e sobre os 3 princípios básicos para cuidar da diabetes: alimentação saudável, actividade física regular e medicação adequada. Proporcionou-se também um momento de debate e partilha de experiências entre os participantes, para o qual contribuiu o Sr. João Biscaia, de 76 anos e diabético há mais de 50 anos.
Desmistificar alguns preconceitos sobre a alimentação do diabético e contribuir para a sensibilização da população para este problema, foram os objectivos alcançados. A alimentação saudável é fundamental para uma diabetes bem cuidada e promove, sem dúvida, uma melhor qualidade de vida! * Estudo da Prevalência da Diabetes em Portugal, 2009
Dietista Marta Carrilho