quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"NÃO SE CURVE PERANTE A OSTEOPOROSE"

Dia Mundial da Osteoporose, este ano assinalado a 20 de Outubro, é promovido pela Fundação Internacional da Osteoporose, uma organização não governamental e sem fins lucrativos, dedicada à luta mundial contra a osteoporose, doença conhecida como “a epidemia silenciosa”.
“Não se curve perante a osteoporose” é o tema da campanha que, em 2010, pretende sensibilizar para esta doença, mais concretamente para o risco de fractura vertebral.
As imagens criadas para a campanha são fotografias de monumentos e edifícios emblemáticos de vários países, como a Torre Eiffel, o Cristo Rei ou o Big Ben, mas curvados. Em Portugal o monumento escolhido foi a Torre dos Clérigos, no Porto.
Estas imagens pretendem transmitir a ideia de que não é normal os edifícios estarem curvados, tal como não é normal as pessoas ficarem curvadas com a idade. É sinal de que alguma coisa está errada. Com a campanha apela-se a uma percepção de que algo não está certo, sendo necessário um diagnóstico mais precoce.
Em Portugal, a campanha é implementada pela Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Metabólicas (SPODOM), que tem planeadas acções de sensibilização e envolvimento do público em centros comerciais, centros de saúde, hospitais, farmácias e no seu site, com posters informativos que alertam para a curvatura da coluna e para a diminuição da altura como sintomas de osteoporose.