quinta-feira, 24 de março de 2011

“COMER BEM É MAIS BARATO”


Campanha começa a 15 de Março
COMER BEM É MAIS BARATO é o mote da campanha criada pela Fundação Gulbenkian, Fundação EDP e SIC, com o apoio da DECO e da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, com o objectivo de contribuir para mudar atitudes e comportamentos alimentares das famílias portuguesas.
Esta campanha foi motivada por dados que dão conta de uma progressiva deterioração dos hábitos alimentares dos portugueses, que a crise económica e social veio agravar, havendo uma relação directa entre a falta de recursos, o pouco tempo de que dispõem e a falta de informação ou de motivação para melhorarem hábitos de consumo e de confecção dos alimentos.
A campanha televisiva foi lançada dia 15 de Março pela SIC com o intuito de transmitir um conjunto de informações e conselhos que permitam a cada família fazer uma escolha alimentar mais consciente, responsável e económica. Nas próximas semanas serão apresentadas 7 refeições completas e equilibradas, do ponto de vista nutricional, pelo valor de 1€.
A campanha terá ainda um roadshow - uma carrinha que viajará por sete cidades, parando em locais públicos para confeccionar as receitas da campanha.
Nestas paragens será proposto o regresso ao tipo de cozinha tradicionalmente praticada na bacia do Mediterrâneo, com base em nutrientes como o azeite, os frutos e legumes frescos e o consumo moderado de produtos lácteos, carne e peixe. Entre os alimentos serão identificados aqueles que, pelo preço reduzido, melhor se encaixam nos orçamentos familiares carenciados. As cidades serão Lisboa, Porto, Coimbra, Viana do Castelo, Santarém, Évora e Faro.
Nestas acções de proximidade está prevista ainda a distribuição gratuita de um livro com as receitas divulgadas durante a Campanha.

DIA MUNDIAL DO RIM - 11 DE MARÇO

O Dia Mundial do Rim assinala-se no dia 11 de Março, com o lançamento de uma campanha de sensibilização que visa alertar os portugueses para a relação entre a doença renal e os problemas cardiovasculares.
A campanha "Proteja os seus rins, salve o seu coração", lançada pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), será divulgada simultaneamente em mais de 100 países em todo o mundo, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Rim.
Sabe-se que existe uma ligação directa entre a doença renal e as doenças cardiovasculares, e que sendo desconhecida da generalidade da população portuguesa tem sido desvalorizada.
Quanto mais avançada for a falência renal, maior é a probabilidade de haver também doença cardiovascular, como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e doença coronária. Por outro lado, a hipertensão arterial e a diabetes, sobretudo a tipo 2, são algumas das causas de doença renal crónica no mundo.
Para alertar para a saúde dos rins, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia vai ainda promover diversas sessões de esclarecimento: "estas iniciativas pretendem sensibilizar a população para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença renal, que se estima que afecte cerca de 800 mil pessoas em Portugal".
Todos os anos surgem mais de dois mil casos de doentes em falência renal.
Em Portugal existem actualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e outros dois mil aguardam, em lista de espera, por um transplante renal.

Adaptado de:
AGÊNCIA LUSA

Cuide da sua Alimentação


RECOMENDAÇÕES GERAIS

Sempre que possível:

• Comer lentamente, mastigando bem;

• Procurar estabelecer horários regulares para as refeições, comendo todos os dias à mesma hora.

• É aconselhável a prática diária de exercício físico, de acordo com as suas possibilidades (por exemplo, andar em passo rápido, ou curto, etc.).

ALIMENTOS “PROIBIDOS”: Pequena lista de alimentos que os doentes renais em diálise devem evitar:

1. Leite em pó (muito rico em potássio).

2. Queijos curados, salgados e ricos em potássio e fósforo.

3. Produtos de charcutaria (presunto, carnes salgadas e fumadas).

4. Conservas ou concentrados de carne e peixe.

5. Peixe salgado, ou fumado, mariscos e crustáceos.

6. Legumes secos (grão, feijão, lentilhas, soja).

7. Favas e ervilhas.

8. Frutos secos e oleaginosos (tâmaras, passas, figos amêndoas, avelãs, amendoins).

9. Sopas instantâneas, purés instantâneos, pratos comercializados.

10. Cacau, chocolate e gelados. Não abusar dos chamados açúcares simples (açúcar, caramelo, mel, compotas).

11. Gorduras salgadas: manteiga salgada, banha e toucinho.

12. Condimentos salgados: azeitonas, etc.

PESO IDEAL: Não existe um peso ideal para as pessoas com insuficiência renal. Cada um tem “o seu peso” e deve esforçar-se por o atingir e manter.

O peso ideal está relacionado com vários factores, ou seja:

• Com a fase de diálise em que se encontra (início recente, período mais ou menos longo.)

• Com o peso antes e depois de cada sessão de diálise.

• Com o rigor com que se segue a dieta alimentar.

Dietista Marta Carrilho