segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

NOVOS ARTIGOS

AUTO-EXAME DAS MAMAS

"CARINHO E AMOR POR SI MESMA UM MINUTO QUE PODE SALVAR UMA VIDA"
Como são formados os seios?
Os seios são formados por glândulas (lobo, lóbulos) que produzem leite durante a amamentação.
As glândulas comunicam entre si através de ductos que transportam o leite até ao mamilo. A maioria dos tumores malignos são localizados nos ductos. Dividindo a mama em quatro quadrantes, observa-se que a maior quantidade de ductos está localizada no quadrante supero-externo da mama, justa axilar. É neste quadrante que ocorre a grande maioria dos tumores malignos da mama (cerca de 50%). Porque se deve fazer o auto-exame? Porque com a palpação aprende a conhecer a estrutura normal destes órgãos e habitua-se a perceber qualquer alteração que possa surgir. Sabe-se que 95% dos cacos de cancro da mama são curáveis, desde que detectados em fase inicial. Há factores que aumentam a probabilidade para o risco de cancro nesta localização: - Primeira menstruação (menarca) cedo (antes dos 12 anos); - Nulipara (nunca ter engravidado); - Primeira gravidez após os 30 anos; - Menopausa tardia, após os 55 anos; - Doença benigna mamária previa; - Terapêutica hormonal de substituição; - Cancro da mama na mãe, irmã ou filha antes da menopausa; - Uso abusivo de bebidas alcoólicas; - Sedentarismo ou obesidade; - Uso de anticonceptivos orais (discutível, não há consenso). Deve fazer o auto-exame dos seios todos os meses, no período pós-menstrual, dado que na fase pré-menstrual as mamas ficam túrgidas, endurecidas e dolorosas, dificultando a palpação. Como fazer o auto-exame? Coloque-se frente a um espelho e examine o seu peito. Nota alguma alteração? Cor de pele, textura, circulação visível, aspecto dos mamilos? Depois no banho, com a mãe atrás da nuca, palpe a mãe do mesmo lado ensaboada e em movimentos circulares. O que procurar? Nódulos (mesmo indolores), secreções pelo mamilo, alterações de pele, espessamentos localizados. Sabia que apenas cerca de 10% das mulheres realizam o auto-exame das mamas? VAMOS MUDAR ESTA ESTATÍSTICA?
Ausenda Belo Martins
Médica de clínica geral

O QUE É UM TÉCNICO DE SAÚDE AMBIENTAL?

Os Recursos Humanos de uma instituição são uma mais valia para a comunidade que dela necessitam diariamente. Com o intuito de divulgar junto da população o Gabinete de Saúde Ambiental do Centro de Saúde de Ponte de Sor aqui se coloca o “Perfil do Técnico de Saúde Ambiental”. Caracterização: Desenvolvimento de actividades de identificação, caracterização e redução de factores de risco para a saúde originados no ambiente, participação no planeamento de acções de saúde ambiental e em acções de educação para a saúde em grupos específicos da comunidade, bem como desenvolvimento de acções de controlo e vigilância sanitária de sistemas, estruturas e actividades com interacção no ambiente, no âmbito da legislação sobre higiene e saúde ambiental. -- D.L. 261/93, de 24 de Julho e D.L. 564/99 de 21 de Dezembro. Conteúdo funcional 1 - O técnico de saúde ambiental actua no controlo sanitário do ambiente, cabendo-lhe detectar, identificar, analisar, prevenir e corrigir riscos ambientais para a saúde, actuais ou potenciais, que possam ser originados: a) Por fenómenos naturais ou por actividades humanas; b) Pela evolução dos aglomerados populacionais; c) Pelo funcionamento de serviços, estabelecimentos e locais de utilização pública; d) Por quaisquer outras causas.
2 - A actuação dos técnicos de saúde ambiental desenvolve-se nas áreas seguintes: a) Protecção sanitária básica e luta contra meios e agentes de transmissão de doença; b) Protecção sanitária específica e luta contra os factores de risco ligado à fabricação; c) Higiene do habitat e promoção da salubridade urbana e rural; d) Higiene dos alimentos e dos estabelecimentos do sistema de protecção e consumo; e) Saúde ocupacional; f) Saúde escolar; g) Educação para a saúde e formação.
3 - A área de protecção sanitária básica e luta conta meios e agentes de transmissão de doença compreende: a) A vigilância sanitária de sistemas de água para consumo humano; b) A vigilância sanitária de sistemas de águas para utilização recreativa; c) A participação nas acções visando a higiene dos alimentos; d) A vigilância sanitária de sistemas de recolha, transporte e destino final dos resíduos sólidos urbanos; f) A vigilância sanitária de sistemas de drenagem, tratamento e destino final de resíduos sólidos urbanos.
4 - A área de protecção sanitária específica e luta contra factores de risco ligados á poluição compreende: a) A vigilância sanitária do lançamento de poluentes na água, ar e solo; b) A promoção e participação, em colaboração com as autarquias e outras entidades, em acções tendentes a identificar e reduzir os factores de risco para a saúde resultantes da poluição do ambiente; c) A promoção e colaboração em acções tendentes à avaliação e redução dos níveis sonoros de potencial risco para a saúde.
5 - A área de higiene e do habitat e promoção da salubridade urbana e rural compreende: a) A elaboração de pareceres sanitários sobre estabelecimentos que dispõem de licenciamento sanitário e vigilância sanitária desses estabelecimentos; b) A elaboração de pareceres sanitários sobre localização e os projectos de espaços de utilização colectiva, designadamente piscinas, zonas balneares, parques de campismo, colónias de férias, estancias de recreio e repouso, estabelecimentos hoteleiros e similares, recintos de espectáculo e de diversão; c) A vigilância sanitária dos estabelecimentos referidos na alínea anterior, a promoção e participação, em colaboração com outras entidades, em acções que visem não só a manutenção e ou melhoria da salubridade do meio circundante, mas também a promoção de condições sanitariamente correctas de funcionamento e exploração; d) A vigilância sanitária das condições de laboração dos estabelecimentos industriais e agro - pecuários, tendo em vista a manutenção da salubridade do meio circundante; e) A elaboração de pareceres sanitários sobre a localização e os projectos dos cemitérios; f) A promoção e participação em acções de luta contra meios e agentes de transmissão da doença.
6 - A área de higiene dos alimentos e dos estabelecimentos do sistema de produção e consumo compreende: a) E elaboração de pareceres sanitários sobre os projectos de estabelecimentos de produção e venda de géneros alimentícios; b) A promoção e a colaboração com outras entidades, no cumprimento de disposições legais, em acções de controlo oficial dos géneros alimentícios. 7 - A área de hidrologia e hidroterapia compreende a promoção e a participação em acções de vigilância e avaliação periódica das condições sanitárias dos estabelecimentos termais e de engarrafamento de água para consumo humano. 8 - A área de saúde ocupacional compreende a participação em acções de vigilância e controlo ambiental e segurança nos locais de trabalho. 9 - A área de saúde escolar compreende a participação em acções de promoção e manutenção da higiene e segurança dos estabelecimentos escolares. 10 - A área da educação para a saúde e formação compreende: a) A promoção da protecção ambiental primária e da educação para a saúde das populações; A intervenção em acções de formação e a colaboração no aperfeiçoamento profissional do pessoal de saúde; A participação em programas de investigação do âmbito da sua área profissional. Decreto - Lei n.º 117/95 de 30 de Maio Técnica de Saúde Ambiental Márcia Monteiro

À CONVERSA COM ...

Nome: Fernanda de Jesus Flausino Data de Nascimento: 12/02/1961 Profissão: Enfermeira Graduada em serviço no SAP Hobbies: Leitura de todo o tipo de livros - Há quanto tempo exerce? Exerço há 25 anos. - O que gosta mais na sua profissão? Tentar salvar vidas. - E o que gosta menos? De ver as pessoas sofrer e morrer. - Qual o episódio mais marcante na sua carreira? Pela negativa…a primeira urgência que fiz, trabalhava há quatro dias no Centro de Saúde quando um senhor que se encontrava nas instalações tentou cometer suicídio. Pela positiva…a primeira criança que ajudei a nascer, vinda de ambulância de Montargil. Já tem 22 anos e ainda hoje quando me vê diz: “Olha a Enfermeira que me ajudou a nascer!”. - Se lhe pedissem para fazer um balanço da sua vida profissional o que diria? Em três palavras… Compensador Positivíssimo Crescimento/Evolução ... valeu a pena! - Qual a mensagem que quer deixar para as pessoas que estão no inicio de carreira? Os nossos valores enquanto pessoas estão a mudar…muitas vezes vejo que não encaram as pessoas com a profundidade necessária. Na nossa profissão as pessoas devem ser encaradas como um todo, devem ser encaixadas na história que têm por trás. Se não houver sensibilidade para perceber isto não existe sensibilidade para perceber o resto. Se não encararem a profissão como no sentido de ajuda vão se sentir frustrados. Carmen Barradas e Márcia Monteiro

SABIA QUE ...

O AZEITE, entre outros benefícios, favorece a calcificação, exerce um efeito protector contra o envelhecimento, permite manter os vasos sanguíneos em bom estado e reduzir o risco de doenças cardiovasculares…
Dietista Marta Carrilho

HUMOR

Um farmacêutico entra na sua farmácia e repara num homem petrificado, com os olhos esbugalhados, mão na boca, encostado a uma das paredes.Ele pergunta ao auxiliar:
- Que significa isto? Quem é aquele indivíduo encostado à parede?
- Ah! É um cliente que queria comprar remédio para tosse. Ele achou caro, então vendi-lhe um laxante.
- Você está maluco? Desde quando um laxante é bom para tosse?
- É excelente. Repare no medo que ele tem de tossir!