quarta-feira, 1 de maio de 2013

CARTAZ DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

No passado dia 7 de Abril comemorou-se o Dia Mundial da Saúde, o Centro de Saúde de Ponte de Sor elaborou um cartaz alusivo á data.

https://docs.google.com/file/d/0B1yqNQSXbvfyUFhvQ3hFaE51OWs/edit?usp=sharing

7 DE ABRIL - COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

O que é que significa “Saúde” ou “Ter Saúde”?


Ao longo dos anos o termo Saúde foi-se alterando, inicialmente dizia-se que quem tinha Saúde era alguém que não tinha qualquer tipo de Doença. No entanto, variava de pessoa para pessoa, para uns realmente era não ter doenças mas para outros era, além de não ter doenças ter família, trabalho, amigos… Deste modo a definição de Saúde passou a ser mais abrangente e segundo a OMS “Saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença.” Mas não podemos dissociar Saúde de Qualidade de Vida. O conceito de Qualidade de Vida é mais abrangente, está relacionada com cada indivíduo, depende do sexo, do carácter, idade, profissão, religião e cultura. Afinal… para todos, uma vida com qualidade pressupõe, na generalidade, a existência de saúde e a satisfação de necessidades básicas (alimentação, habitação condigna, condições de higiene) e bem-estar, connosco, com os outros e com o ambiente.


A Saúde depende de três factores: Social, Mental e Físico. Cada um deles influencia, com a mesma importância o estado de saúde e pode influenciar e ser influenciado pelos outros dois.


Deste modo a Saúde depende da qualidade de vida e bem-estar da pessoa aliada à harmonia, às boas relações estabelecidas com a família, amigos, no trabalho … Porque não nos esqueçamos que vivemos em sociedade (comunidade), que todos contribuímos para o bem-estar dessa comunidade. Às vezes alguns têm comportamentos de risco que comprometem a sua Saúde mas também a Saúde de outros, através de consumos de substâncias como o álcool, o tabaco, as drogas.


Então de que forma podemos nós contribuir para a Saúde Individual e Colectiva?


Na área da Saúde através, entre outros, de um Plano Nacional de Vacinação eficaz com taxas de cobertura vacinal elevadas; de um Sistema Nacional de Saúde, nomeadamente os Centros de Saúde permitem fazer chegar à população assistência Médica com Diagnósticos de doenças; Tratamento de Doenças e Prevenção e Promoção da Saúde (Planeamento Familiar, Aconselhamento Nutricional, Vigilância na Gravidez, Consultas Periódicas, Actividades de Saúde Escolar e Comunitária); Rastreios que têm como objectivo a Prevenção (Ex. Rastreios Mama, da Próstata, HTA, Diabetes,etc.).


No entanto cada um de nós pode contribuir para a Saúde Individual mas também Colectiva. Como? Através de Hábitos individuais saudáveis: uma alimentação equilibrada e variada fornece ao organismo todos os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde; a limpeza diária do corpo, a lavagem das mãos e a higiene oral são fundamentais para prevenir doenças. Assim como contribui para o nosso bem-estar connosco e com os outros; a prática de exercício físico com regularidade traz muitas vantagens. Pelo exercício em si que proporciona saúde mas também porque contribui para o alívio do stress. O stress acumulado pode vir a desencadear doenças, nomeadamente depressão. Por sua vez, o repouso adequado é essencial para um bom desenvolvimento, em especial na adolescência.


Ser saudável … vai para além de não ter doenças. É estar feliz, gostarmos de nós próprios e de quem nos rodeia, gostarmos daquilo que fazemos...

Unidade de Cuidados na Comunidade