segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

COGUMELOS SILVESTRES PODEM SER PERIGOSOS PARA A SAÚDE

O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Alentejo alerta para os cuidados a ter por parte das pessoas que procuram no campo cogumelos silvestres para fins alimentares.
Muitas espécies de cogumelos são comestíveis, outras são tóxicas e comê-las pode causar a morte. Logo, quem não conhece e não sabe bem distinguir nos cogumelos selvagens os que são tóxicos (venenosos), não os deve apanhar e muito menos comer.
De forma a evitar as intoxicações, os cuidados a ter são os seguintes:

· No campo, nunca apanhar e recolher, para fins alimentares, uma espécie de cogumelos que não se identifique como absolutamente segura.

· Não se deve apanhar cogumelos em locais poluídos (por exemplo, bermas de estrada).

· As pessoas inexperientes devem apanhar os cogumelos acompanhadas de um perito ou consultar um especialista antes de os consumir.

· Devem ser transportados em cestos ou caixas duras, nunca em sacos de plástico, uma vez que se rompem, libertam água e podem fermentar. Também há intoxicações por consumi-los em mal estado e não por se tratarem de espécies tóxicas.

· Não se devem misturar, no mesmo cesto, espécies comestíveis com outras duvidosas. Se apanhamos um ou vários exemplares para identificar em casa e não sabemos se são comestíveis, há que introduzi-los num recipiente distinto ao dos comestíveis.

· É necessário recolher exemplares adultos, maduros e completos, com cuidado de não estragar o contorno, para observar minuciosamente todos os detalhes morfológicos.

· Há que cozinhá-los ainda frescos, não deixar os cogumelos muitos dias no frigorífico (também se degradam e os metabolitos secundários podem provocar intoxicações e alergias).

· Deve guardar-se um cogumelo inteiro, caso seja necessário a sua posterior identificação.

· Não se devem preparar cozinhados com diferentes espécies, porque se aparecerem problemas depois da ingestão não se pode indicar ao médico de que cogumelo se trata, nem se sabe o tipo de intoxicação que produz, bem como qual o tratamento necessário.

As intoxicações por cogumelos são muito variadas, e alguns sintomas iniciam-se num tempo relativamente curto, entre 3 a 4 horas depois de terem sido ingeridos. Destes sintomas, os mais característicos são os digestivos (náuseas, vómitos, diarreia e dor de barriga), podendo ser acompanhados de sensação de tonturas, confusão, alterações visuais, cãibras.
Existem outros sintomas que se iniciam entre 8 a 10 horas, ou mesmo dias, depois da ingestão, que para além de dos sintomas acima referidos, pode afectar gravemente o fígado e os rins, e consequentemente o estado geral da pessoa intoxicada. Nestes casos pode ocorrer a morte.

Em caso de intoxicação deve-se ligar o 112 ou 808 24 24 24