quarta-feira, 21 de julho de 2010

O CENTRO DE SAÚDE DE PONTE DE SOR INTEGRA DESDE 2008 O PROGRAMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA DE VECTORES CULICÍDEOS

As doenças transmitidas por mosquitos já constituíram graves problemas de saúde pública na Europa. Doenças como a malária, dengue e febre amarela foram erradicadas da Europa em meados do século XX, continuando, no entanto, a existir em muitas zonas as espécies de mosquitos responsáveis pela transmissão destas patologias.
A maior parte dos agentes de doença transmitidos por vectores exibem um padrão sazonal distinto, o que sugere, muito claramente, que os parâmetros climáticos são importantes na epidemiologia das doenças transmitidas por vectores.
Este programa tem como objectivo a determinação do nível de risco associado á presença de mosquitos no território português.
Para tal criou-se um programa nacional de informação e vigilância, pretende-se vigiar a actividade de mosquitos vectores, detectando atempadamente a introdução de Aedes Albopictus.
As entidades intervenientes são: Direcção Geral de Saúde – Divisão de Saúde Ambiental, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e Administrações Regionais de Saúde.