quarta-feira, 30 de junho de 2010

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA AS ONDAS DE CALOR

Coordenado pela Direcção-Geral da Saúde, teve início no dia 15 de Maio o Plano de Contingência para Ondas de Calor 2010, que estará activado até ao dia 30 de Setembro.
O Plano de Contingência é implementado desde 2004, na sequência do excesso de mortalidade observado no Verão de 2003.
O Plano de Contingência para as Ondas de Calor é dotado de um sistema de previsão e alerta, onde é definido e emitido um aviso para o dia seguinte. Este será imediatamente comunicado aos serviços de saúde, às entidades com responsabilidade na protecção da população e às instituições de apoio aos grupos mais vulneráveis (lares, creches, jardins de infância e às unidades de internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados).
Um dos principais objectivos dessa iniciativa consiste em reforçar e adequar os cuidados de saúde da população, ao nível de alerta, e accionar mecanismos de resposta adequados. Tem como finalidade, também, a divulgação de recomendações aos habitantes e às entidades responsáveis pelos cuidados com a população, no sentido de minimizar os efeitos do calor.
Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde de Ponte de Sor
http://docs.google.com/leaf?id=0B1yqNQSXbvfyMDE5YjBiY2YtYTFmYS00MjM5LTgzZjMtMmM5ZWIyNGFkODZj&sort=name&layout=list&num=50

DECORAÇÃO DA SALA DA ESPERA PARA CRIANÇAS DO SERVIÇO DE URGÊNCIA BÁSICA DO CENTRO DE SAÚDE DE PONTE DE SOR

De entre as várias actividades no âmbito do projecto de intervenção, “O enfermeiro no mundo da brincadeira”, que desenvolvemos no Centro de Saúde de Ponte Sor, no decorrer do Ensino Clínico I do 1º Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria que frequentamos na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus de Évora da Universidade de Évora, sobressai a decoração da sala de espera de crianças existente no Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde.
Após o parecer favorável da Direcção, metemos mãos à obra, angariando o material necessário, nomeadamente, autocolantes para os vidros, brinquedos, jogos, livros e elaborando posters e folhetos de maneira a fomentar um ambiente propicio ao brincar, tornando a sala agradável e atractiva para a população a que se dirige. Ainda com este intuito pensámos adquirir para o espaço uma mesa e bancos coloridos, facto que só foi concretizado com a preciosa ajuda da Exm.ª Directora do Centro de Saúde, Dr.ª Gracinda Rodrigues.
Os posters afixados, para além de identificarem de forma clara e apelativa a sala de espera para crianças, têm a finalidade informativa, esclarecendo sobre a importância do brincar e indicando algumas das brincadeiras mais adequadas desde o nascimento até à idade escolar. Foram ainda colocadas na parede duas das telas pintadas pela pequenada em Ponte de Sor no Dia Mundial da Criança 2010.
Perante o resultado final e face aos dados obtidos através de questionários aplicados posteriormente, a uma pequena amostra da população que recorreu ao Serviço de Urgência Básica no período de 09 a 21 de Junho do corrente ano, a actividade proposta foi concluída com êxito, pois, contribuiu para um ambiente adequado e atractivo junto das crianças e pensamos ter atingido o objectivo a que nos propusemos, “promover o máximo bem-estar das crianças, também através da brincadeira” e, ainda, uma maior sensibilização de crianças e pais para a importância do brincar no desenvolvimento global da criança salientando o brincar como um seu direito fundamental.
A concretização desta actividade só foi possível face ao apoio obtido de todos os profissionais que exercem funções no Centro de Saúde de Ponte de Sor, do nosso grupo de amigos e não menos importante, da participação de todas as crianças e pais com as quais estabelecemos contacto, que foram sem dúvida, o centro e razão de ser deste estágio, e que a todos, aqui deixamos o nosso profundo reconhecimento.

Por Lara Gato e Sílvia Botelheiro, Enfermeiras no serviço de Pediatria do Hospital do Espírito Santo de Évora