
A obesidade infantil é um problema extremamente preocupante - o número de crianças obesas ou com excesso de peso está a aumentar à razão de 400 000 por ano na Europa. As crianças obesas não só padecem de problemas de saúde como a diabetes e perturbações hepáticas quando ainda são jovens, como também é provável que estejam expostas a um risco acrescido de doenças coronárias, cancro, hipertensão, acidentes vasculares-cerebrais e depressão à medida que envelhecem.
O “Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis” insere-se no âmbito de uma campanha mais vasta da Comissão para combater a obesidade, incentivando os cidadãos da UE a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico.
É na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida. Assim, as crianças que tiverem consciência da importância de uma alimentação saudável e que aprenderem a fazer as escolhas certas no plano alimentar têm mais hipóteses de vir a ter um estilo de vida equilibrado quando adultas.
Neste “Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis” propomos que as atenções se mobilizem, de modo especial, para a infância e juventude, numa acção pedagógica pertinente, com vista a fomentar o interesse das crianças pelos alimentos que ingerem e sensibiliza-las para os princípios básicos de uma boa alimentação.
Dietista Marta Carrilho