terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ENCONTRO DE SAÚDE ESCOLAR DO DISTRITO DE PORTALEGRE

Na sequência do trabalho desenvolvido pelo Centro de Saúde de Ponte de Sôr na área da saúde escolar, verificou-se a necessidade de organizar um Encontro com o objectivo de: - Partilhar ideias e experiências de boas práticas em Saúde Escolar a nível regional, dando oportunidade aos profissionais para o desenvolvimento integrado e articulado em meio escolar, ao favor da Saúde. Assim, foi com base neste contexto que se considerou oportuno e pertinente a realização do Encontro de Saúde Escolar do Distrito de Portalegre, dirigido aos profissionais de Saúde e Educação, na cidade de Ponte de Sor. Desta forma, solicita-se às equipas de saúde escolar dos Centros de Saúde do Distrito de Portalegre que enviem uma proposta de apresentação das comunicações ou posters até ao dia 31 de Março de 2009 para o seguinte correio electrónico sorsaude@gmail.com A ficha de inscrição e as normas de apresentação das comunicações encontram-se nos seguintes links: http://www.scribd.com/doc/10974091/Normasdeapresentacaoencontro http://www.scribd.com/doc/10974040/fichadeinscricaooradoresencontro

PLANOS DE SEGURANÇA - IDOSOS

"Em Portugal, nos últimos 40 anos, a população com mais de 65 anos mais que duplicou, representando actualmente cerca de 17% do total da população. As projecções conhecidas relativamente à evolução da população nas próximas décadas indicam que em 2050 a população com 65 anos ou mais representará cerca de 32% do total da população. Em 2004, 21% da população portuguesa encontrava-se em risco de pobreza. Se apenas se considerar a população idosa essa taxa sobe para os 29%. A tendência para o envelhecimento das sociedades resulta sobretudo do aumento da esperança de vida e da redução da natalidade. Uma importante consequência poderá ser o enfraquecimento da economia mundial, devido a uma grande sobrecarga do sistema da segurança social, mas especialmente do sistema de saúde. Muitos países, incluindo Portugal já começaram a implementar políticas no sentido de dar atenção aos cuidados de saúde e de apoio aos idosos (rede de serviços e equipamentos sociais)" (ANPC, 2008).
Este documento refere, entre outras, as medidas de organização e gestão da segurança, designadas por medidas de autoprotecção, essenciais para a prevenção e resposta a situações de emergência.