A escovagem dos dentes com um dentífrico fluoretado constitui a principal medida de promoção da saúde oral sendo recomendado iniciá-la logo após a erupção do primeiro dente do bebé e executá-la, pelo menos, duas vezes por dia. Tendo em conta a importância da realização desta actividade para promoção da saúde oral da população, a Direcção-Geral da Saúde desenvolveu um videograma com cerca de 10 minutos, destinado a apoiar todos os profissionais que exerçam ou pretendam exercer acções no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.
"Sor Saúde" é o primeiro jornal digital do Centro de Saúde de Ponte de Sôr. Este é o espaço em que partilhamos os nossos conhecimentos. Sejam muito bem-vindos e estejam à vontade para comentar e divulgar!
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
SAÚDE ORAL DAS GRÁVIDAS E PESSOAS IDOSAS
Se está grávida ou é beneficiário do Complemento Solidário para Idosos marque consulta com o seu médico de família no Centro de Saúde de Ponte de Sor e receba o cheque para o tratamento dentário.
As doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais, são um
importante problema de saúde pública, uma vez que afectam grande parte da população, influenciam os seus níveis de saúde, de bem-estar e de qualidade de vida. São, porém, modificáveis com estratégias de intervenção adequadas e comprovadamente eficientes.
As mulheres grávidas representam um grupo de risco, uma vez que as alterações hormonais, características deste período, aumentam a frequência das doenças periodontais que por sua vez, são condicionadas pelas práticas de higiene oral, que não sendo adequadas podem favorecer o aumento da incidência e da gravidade da cárie dentária.
O processo de envelhecimento contribui, também, para uma maior
ocorrência de problemas de saúde oral, designadamente de doenças periodontais e perda de peças dentárias, gerando uma maior necessidade de cuidados médicos dentários. Esta situação é particularmente grave nas pessoas idosas com menores rendimentos e baixos níveis de literacia em saúde, para as quais se dirigiu especificamente o reembolso de 75% na despesa com a aquisição e reparação de próteses dentárias removíveis, prevista no Decreto-Lei n.º 252/2007 de 5 de Julho (beneficiárias do complemento solidário para idosos (informação retirada do site da DGS).
Tenha acesso aos folhetos através dos seguintes links:
Projectos de Saúde Oral na Grávida e na Pessoa Idosa - Resultados do seu impacto no 1º semestre de aplicação

Subscrever:
Mensagens (Atom)