sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Videograma «A escovagem é importante! A escovagem é fixe!»

A escovagem dos dentes com um dentífrico fluoretado constitui a principal medida de promoção da saúde oral sendo recomendado iniciá-la logo após a erupção do primeiro dente do bebé e executá-la, pelo menos, duas vezes por dia. Tendo em conta a importância da realização desta actividade para promoção da saúde oral da população, a Direcção-Geral da Saúde desenvolveu um videograma com cerca de 10 minutos, destinado a apoiar todos os profissionais que exerçam ou pretendam exercer acções no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.

SAÚDE ORAL DAS GRÁVIDAS E PESSOAS IDOSAS

Se está grávida ou é beneficiário do Complemento Solidário para Idosos marque consulta com o seu médico de família no Centro de Saúde de Ponte de Sor e receba o cheque para o tratamento dentário.
As doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais, são um importante problema de saúde pública, uma vez que afectam grande parte da população, influenciam os seus níveis de saúde, de bem-estar e de qualidade de vida. São, porém, modificáveis com estratégias de intervenção adequadas e comprovadamente eficientes.
As mulheres grávidas representam um grupo de risco, uma vez que as alterações hormonais, características deste período, aumentam a frequência das doenças periodontais que por sua vez, são condicionadas pelas práticas de higiene oral, que não sendo adequadas podem favorecer o aumento da incidência e da gravidade da cárie dentária.
O processo de envelhecimento contribui, também, para uma maior ocorrência de problemas de saúde oral, designadamente de doenças periodontais e perda de peças dentárias, gerando uma maior necessidade de cuidados médicos dentários. Esta situação é particularmente grave nas pessoas idosas com menores rendimentos e baixos níveis de literacia em saúde, para as quais se dirigiu especificamente o reembolso de 75% na despesa com a aquisição e reparação de próteses dentárias removíveis, prevista no Decreto-Lei n.º 252/2007 de 5 de Julho (beneficiárias do complemento solidário para idosos (informação retirada do site da DGS).
Tenha acesso aos folhetos através dos seguintes links:

Projectos de Saúde Oral na Grávida e na Pessoa Idosa - Resultados do seu impacto no 1º semestre de aplicação

"No dia 23 de Novembro de 2007 o Ministro da Saúde anunciava o estabelecimento de um novo paradigma para o acesso a medicina dentária dos utentes do Serviço Nacional de Saúde, em particular de grupos populacionais específicos ou especialmente vulneráveis" (DGS).
Veja os resultados do seu impacto no 1º semestre de aplicação http://www.scribd.com/doc/11178758/Relatorio-Saude-Oral