terça-feira, 28 de outubro de 2008

"Outubro rosa: Rastreio do Cancro da Mama"

Hoje vamos falar sobre o Auto-Exame da mama como método preventivo do cancro da mama. Para uma mulher é angustiante descobrir que tem um nódulo na mama. Fica preocupada, verdadeiramente desesperada. Porquê eu? – é a pergunta fatal. O medo do cancro apavora mas, a maior parte dos nódulos da mama não são cancerosos.
A observação da mama é uma prática importante e tem como objectivo conhecer as suas características e detectar, o mais cedo possível, qualquer alteração. A mulher deve saber que raramente as duas mamas são iguais e poucas são perfeitamente lisas. As características das mamas dependem directamente da influência das hormonas ováricas (progesterona e estrogénio).
A mama tem 3 estruturas principais: a pele, o tecido subcutâneo e o tecido mamário. A pele é fina e lisa, excepto na auréola e no mamilo. O tecido subcutâneo contém essencialmente gordura. O tecido mamário é composto por um conjunto de glândulas, que da porção mais interna do órgão convergem para a periferia exteriorizando-se através do mamilo. Esta estrutura altera-se em função da intensidade e qualidade do estímulo hormonal que recebe a cada momento, o que justifica as mudanças que a mama apresenta ao longo da vida da mulher.
As mamas passam por alterações muito marcadas. A primeira grande mudança verifica-se na puberdade (10-15 anos). Cerca de um ano antes do aparecimento da 1ª menstruação (menarca) as mamas crescem subitamente e tornam-se mais salientes e sensíveis. Isto é consequência do aumento extraordinário da produção de hormonas sexuais pelos ovários. Depois durante cada ciclo menstrual (isto é os dias que medeiam entre uma menstruação e a menstruação seguinte) a mama varia em função da influência hormonal da respectiva fase. Na primeira fase do ciclo, as mamas são menos sensíveis e menos tensas. Este é o melhor momento para as observar-palpam-se com mais facilidade e pormenor. Na segunda fase aumentam de volume, ficam mais tensas e dolorosas e, às vezes, apresentam mesmo uns nódulos que desaparecem após a menstruação.
Outra grande modificação vai processar-se durante a gravidez e o aleitamento materno. A mama volta a alterar-se progressivamente após a menopausa. Os ovários deixam de produzir estrogénios e progesterona e as mamas deixam de sentir a sua acção. As glândulas mamárias diminuem de volume e são progressivamente substituídas por tecido adiposo (gordura) e, como tal, qualquer aumento ou redução do peso da mulher faz-se sentir sobre a mama.
É importante conhecer estas mudanças que acontecem normalmente poque assim torna-se mais fácil detectar qualquer alteração que possa surgir.
Qualquer espessamento localizado num dado ponto da mama pode ser um nódulo (caroço). Geralmente são unilaterais ( aparecem apenas de um dos lados) e não desaparecem com a menstruação. Cerca de 50% das mulheres têm um nódulo da mama ao longo da sua vida. É uma situação muito frequente que felizmente na maior parte dos casos corresponde a afecções benignas. Os nódulos malignos são geralmente únicos, duros, de limites imprecisos, pouco moveis e indolores. Na maior parte dos casos localizam-se no quadrante superior externo da mama. O cancro da mama é curável. A possibilidade de cura é tanto maior quanto mais pequeno for o tumor. Daí a importância da prevenção que deve ser feita com regularidade.
COMO PREVENIR? O Auto-Exame pode salvar uma vida. Aprenda a observar e palpar a mama. Faça-o de preferência logo após a menstruação e, se notar alguma alteração procure o seu médico.
O exame deverá ser feito com método para que leve pouco tempo e retire o máximo benefício. Primeiro procede-se à observação em frente ao espelho, com os braços caídos, depois com as mãos na cintura e, por fim, com os braços levantados. Observe se as mamas relativamente à cor da pele e dos mamilos e tamanho de ambas as mamas.
Seguidamente procede à palpação. Pode ser feita de pé ou deitada. Quando é feita de pé, dê preferência à palpação durante o duche por se tornar mais fácil com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Levante o braço esquerdo e ponha a mão atrás da cabeça. Com a mão direita palpe cuidadosamente a mama esquerda com os dedos como se estivesse a realizar uma massagem. Divida a mama em quadrantes e imagine os dedos como os ponteiros do relógio. Vá fazendo movimentos circulares dando especial atenção ao quadrante superior externo. Palpe também a axila. Pessione o mamilo suavemente e verifique ou não a existência de qualquer tipo de liquido. Se o mamilo está umbilicado, isto é, metido pra dentro e não era assim procure quanto antes. Repita a mesma operação com o braço caído. Proceda da mesma forma para a mama direita. Quando a palpação é feita deitada, coloque uma almofada debaixo da mama que vai ser palpada. Cumpra o mesmo método efectuado anteriormente.
Lembre-se que o AUTO-EXAME da MAMA deve ser realizado regularmente, todos os meses após a menstruação. Caso note alguma alteração antes da menstruação não se precipite e volte a repetir o exame depois da menstruação terminar. Se a alteração persistir procure o seu Médico e Enfermeira. MAIS VALE PREVENIR QUE REMEDIAR!
Enfermeiras Paula Catela e Lurdes Ribeiro

2 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabens a toda a equipa do Centro de Saude de Ponte de Sor, por esta iniciativa. O universo dos cuidados de saúde que prestam estão agora ao dispor de todos aqueles que utilizam a internet como meio de comunicação. Miguel Lopes

Anónimo disse...

Parabéns à Dr. Carmen Barradas pelo jornal virtual e ao dr Fernando Rodrigues por acolher a iniciativa.

Felicidades!

João Adélio