quinta-feira, 24 de março de 2011

“COMER BEM É MAIS BARATO”


Campanha começa a 15 de Março
COMER BEM É MAIS BARATO é o mote da campanha criada pela Fundação Gulbenkian, Fundação EDP e SIC, com o apoio da DECO e da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, com o objectivo de contribuir para mudar atitudes e comportamentos alimentares das famílias portuguesas.
Esta campanha foi motivada por dados que dão conta de uma progressiva deterioração dos hábitos alimentares dos portugueses, que a crise económica e social veio agravar, havendo uma relação directa entre a falta de recursos, o pouco tempo de que dispõem e a falta de informação ou de motivação para melhorarem hábitos de consumo e de confecção dos alimentos.
A campanha televisiva foi lançada dia 15 de Março pela SIC com o intuito de transmitir um conjunto de informações e conselhos que permitam a cada família fazer uma escolha alimentar mais consciente, responsável e económica. Nas próximas semanas serão apresentadas 7 refeições completas e equilibradas, do ponto de vista nutricional, pelo valor de 1€.
A campanha terá ainda um roadshow - uma carrinha que viajará por sete cidades, parando em locais públicos para confeccionar as receitas da campanha.
Nestas paragens será proposto o regresso ao tipo de cozinha tradicionalmente praticada na bacia do Mediterrâneo, com base em nutrientes como o azeite, os frutos e legumes frescos e o consumo moderado de produtos lácteos, carne e peixe. Entre os alimentos serão identificados aqueles que, pelo preço reduzido, melhor se encaixam nos orçamentos familiares carenciados. As cidades serão Lisboa, Porto, Coimbra, Viana do Castelo, Santarém, Évora e Faro.
Nestas acções de proximidade está prevista ainda a distribuição gratuita de um livro com as receitas divulgadas durante a Campanha.

1 comentário:

Anónimo disse...

...isto foi uma optima ideia ensinar a fazer receitas economicas e acima de tudo saudaveis:)