quarta-feira, 15 de setembro de 2010

15 DE SETEMBRO- DIA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é, porventura, o serviço público português com maior impacto na evolução de todo o colectivo nacional.
O SNS é hoje amplamente reconhecido e citado como uma extraordinária realização social de Portugal. Foi uma promessa e um fruto da nossa democracia e tem sido um instrumento valioso para garantir equidade e coesão social.
No início dos anos 70, Portugal tinha os piores indicadores de saúde da Europa Ocidental. Vinte anos depois da sua criação, em 15 de Setembro de 1979, a Organização Mundial de Saúde, no seu Relatório Mundial de 2000, posicionava o desempenho do sistema de saúde português em 12.º lugar entre 191 países.
No seu Relatório Mundial de 2008, a Organização Mundial da Saúde reconhece novamente Portugal como um bom exemplo a nível mundial, desta vez para destacar a prioridade dada aos cuidados de saúde primários.
Tem havido um forte investimento no SNS, e os ganhos obtidos são compensadores.
O governo instituiu o dia 15 de Setembro como o dia do SNS, decisão tomada na comemoração dos seus 30 anos sob o lema “Garantir o Futuro”.
A Ministra da Saúde, Ana Jorge, para assinalar o dia do SNS, promove o seguinte programa de visitas aos três pilares do Serviço Nacional de Saúde.

Programa

15 de Setembro de 2010 “Dia do Serviço Nacional de Saúde”

09h30 - Inauguração da Unidade de Cuidados Paliativos da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Montemor-o-Novo

13h30 - "Geração SNS" - Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Taveiro (Coimbra)

15h00 - Visita à Unidade de Radioterapia do IPO Coimbra

Sem comentários: