sexta-feira, 11 de junho de 2010

DESABAFOS...

Cancro da mama aos 33 anos
13/Fev/2009 20:16
A dor da alma é a mais díficil de tratar... é o medo de morrer e deixar tanta coisa por resolver ... é a vontade de lutar , mas ter sempre aquele medo de desistir a meio da luta. É aqui que nós começamos a pensar que não temos outra hipótese se não irmos em frente, sem sequer olhar para trás. Depois do terrível diagnóstico começamos a interiorizar, a pouco e pouco, que temos pessoas que amamos tanto, que só por elas e por nós vale a pena lutarmos pela NOSSA vida. Apesar das constantes quedas, temos que nos levantar... apesar das dores físicas e da ressaca da quimioterapia não nos podemos deixar MORRER aos poucos...só há uma hipótese: lutar por tudo o que temos de bom. É tão bom saber que temos amigos a torcer por nós e que fazem uma corrente positiva para mostrar a este maldito cancro que somos muitos a lutar contra ele e por isso ele começará a estar em desvantagem, e aí serei eu que começarei a ganhar pontos. É possível eu sair vitoriosa... com a ajuda de Deus e de todos os que gostam de mim.
Um beijinho muito doce no coração de todos aqueles que estão a ler este artigo e que ainda não conseguiram alcançar a paz e a serenidade que tanta falta nos faz quando somos confrontados com um diagnóstico de cancro.
Otília Oliveira
Sentir o cheiro da vida
26/Fev/2009 21:48
Fechar os olhos e sentir o cheiro da vida é uma fonte de inesgotável esperança de continuar a viver...
Tudo tem um significado especial:
*O cheiro da manhã
*O raio de sol que entra pela janela
*O chilrear do passarinho que te vem cumprimentar à janela
*As risadas das pessoas que passam por ti e que mostram que a vida é um sorriso que está sempre presente, desde que tu o deixes aparecer .
Só consegues dar valor a este presente que Deus te deu quando és, de facto, confrontado com a hipótese de ELE to tirar assim... sem estares à espera.
Pois , porque só assim é que percebi que devemos estar preparados para, a qualquer momento, sermos confrontados com a morte. Nesta luta tão difícil que estou a ter, nem sempre consigo ver a tal luz ao fundo do túnel que me diz que vou ser capaz de vencer este cancro... mas estou certa que ainda tenho muito para dar nesta vida e que Deus me escolheu porque sabe que vou vencer... e só com esta experiência é que seria possível ajudar muita gente que vai precisar do meu apoio e do meu ombro amigo... eu vou acreditar que é este o sentido de eu estar a passar por tamanha crueldade.
Sentir o cheiro da vida... é tudo o que eu peço a Deus!!!!
Estes são dois excertos de um diário que tenho estado a escrever desde que soube que tinha cancro da mama... é através deles que espero poder entrar no coração de muitas pessoas com o mesmo diagnóstico. ACREDITAR!!!! SEMPRE!!!
Otília Oliveira
Enfermeira

3 comentários:

Anónimo disse...

Otilia, Deus vai permitir que continues a "Sentir o cheiro da vida" por muitos anos, tens um bom coração, coragem e muita força.
irás vencer esse mal e ajudar muitas pessoas. um bem haja para ti. beijinho

Anónimo disse...

Ès especial, e por TUDO isso tens que continuar a dar licões de vida à vida.Mil beijos de amizade, milhões de abraços de orgulho. Ass.Moranguinho

Anónimo disse...

A coragem não é a ausência de medo, mas sim admitir que ele existe e a capacidade de fazer frente ao que nos assusta. Coragem é necessária para divulgar processos emocionais tão íntimos,
Deverá haver sempre esperança e é esta que pode dignificar e dar sentido aos nossos dias.
Acima de tudo força para enfrentar esta luta e um MUITO OBRIGADO por nos ajudar a viver de outra forma.