sexta-feira, 11 de junho de 2010

O ENFERMEIRO NO MUNDO DA BRINCADEIRA- UM PROJECTO NO CENTRO DE SAÚDE DE PONTE DE SOR

Num tempo em que cada vez mais, são reconhecidos os benefícios do brincar no desenvolvimento global da criança e em que se denota que, infelizmente, devido às mudanças sociais e familiares, por vezes, o acto de brincar é esquecido, não permitindo que as crianças usufruam dos seus benefícios é necessário investir nesta área.

Face a esta necessidade e tendo subjacente a contextualização global deste problema, as enfermeiras Lara Gato e Sílvia Botelheiro, do serviço de Pediatria do Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E. estão a desenvolver no Centro de Saúde de Ponte Sor no âmbito do Ensino Clínico I do 1º Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria que frequentam na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus de Évora da Universidade de Évora, um projecto de intervenção intitulado “O enfermeiro no mundo da brincadeira”.
Este projecto terá a duração de 9 semanas e com a sua implementação pretendem transmitir às crianças e famílias a importância do brincar, como promotor do desenvolvimento cognitivo, físico, afectivo, social e cultural. Para tal, planearam três actividades diversificadas, mas que partilham o seu âmago: o brincar como direito fundamental da criança.
A primeira actividade é a dinamização de um stand alusivo ao tema das artes plásticas integrado nas comemorações do Dia Mundial da Criança em Ponte de Sor. Esta actividade tem como intuito promover a brincadeira.
A segunda actividade é a realização de uma sessão de educação para a saúde no dia 16 de Junho de 2010. Esta sessão destina-se a futuros pais (que frequentam as aulas de preparação para o parto ministradas no Centro de Saúde) e pretende alertá-los para a importância do brincar no desenvolvimento global da criança no primeiro ano de vida.
Finalmente, a terceira e última actividade é a decoração da sala de espera de crianças existente no Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de modo a torná-la mais agradável e mais atractiva para a população a que se dirige fomentando um ambiente propicio ao brincar.
Consideram que a elaboração deste projecto constitui uma mais valia tanto para as crianças e suas famílias, como para as próprias, uma vez que a mesma lhes proporcionou inúmeras aprendizagens, as quais conotam como muito importantes para o seu desempenho enquanto futuras enfermeiras especialistas em saúde infantil e pediatria.

Por Lara Gato e Sílvia Botelheiro, Enfermeiras no serviço de Pediatria do Hospital do Espírito Santo de Évora

Sem comentários: