quarta-feira, 3 de março de 2010

A LEGIONELOSE PROLIFERA

Passaram pouco mais de 30 anos desde que foi identificado o primeiro surto de legionelose. Um surto de uma pneumonia desconhecida ocorrido num hotel de Filadélfia em 1976, durante um congresso de Legionários, foi posteriormente associado a uma bactéria, até então desconhecida, a que foi dado o nome de Legionella.
Esta bactéria representa um grupo de microrganismos de transmissão hídrica. Habitantes naturais do meio aquático ou do solo húmido são em geral sensíveis aos tratamentos químicos usados, mas têm a capacidade de se desenvolver como parte de biofilmes aderentes ás paredes dos sistemas. Colonizam zonas de água parada e associados a outros saprófitas ficam protegidos por substâncias que segregam. A legionella tem ainda a capacidade de se reproduzir a temperaturas elevadas (32º a 42ºC) e transmite-se por inalação.
As legioneloses são infecções por Legionella, que podem ir da Doença dos Legionários na sua forma mais severa á simples febre de Pontiac. São conhecidas 48 espécies, das quais 18 já foram associadas a doença no Homem, a mais frequente é Legionella Pneumophila. As fontes mais associadas a surtos têm sido as torres de arrefecimento de ar condicionado e os grandes sistemas prediais de água quente, como dos hospitais e hotéis. In Revista Segurança e Qualidade Alimentar nº 7 – Dezembro de 2009

Sem comentários: