quarta-feira, 3 de março de 2010

À CONVERSA COM...

Entrevista efectuada a Alda Maria Cruz, voluntária do Movimento Vencer e Viver de Ponte de Sor. Este movimento, decorrente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, apoia mulheres com cancro da mama, seus amigos e familiares.
Sor Saúde- Há quanto tempo existe o Movimento?
Movimento Vencer e Viver- Em Ponte de Sor, o movimento existe há dez anos. Inicialmente encontravamo-nos nas instalações da Cruz Vermelha Portuguesa mas há sete anos que funcionamos no Centro de Saúde de Ponte de Sor, no Gabinete de Serviço Social.
SS-Qual o vosso horário de funcionamento?
MVV-Funciona às segundas-feiras, das 14h00m às 17h00m.
SS- E quais os voluntários que estão presentes neste Movimento?
MVV-Os voluntários são Maria de Oliveira, Inês Henriques e Alda Maria Cruz.
SS- Qual o ojectivo do Movimento Vencer e Viver?
MVV-O objectivo é apoiar, emocionalmente, todas as mulheres que estão a lutar contra o Cancro da Mama, assim como os seus familiares e amigos. Ajudamos, sobretudo através do nosso testemunho, a difundir informação sobre a importância da detecção precoce do Cancro da Mama.Também prestamos apoio ao nível dos suportes mamários e encaminhamos para determinadas entidades mediante as necessidades das mulheres que nos procuram, informamos também sobre os seus direitos.
SS- Qual a mensagem que querem deixar às mulheres vítimas do Cancro da Mama?
MVV- Qualquer mulher deve conhecer bem o seu corpo, quando detectarem que alguma coisa não está bem devem ir imediatamente ao médico de família. Os médicos, os enfermeiros, os voluntários podem apoiar e dar muita ajuda.É importante um diagnóstico precoce para o tratamento total, é chave para a cura. É necessária também muita ajuda da família em todo este processo que envolve quimioterapia, radioterapia, queda do cabelo...
As Voluntárias do Movimento Vencer e Viver querem que saibam que estamos aqui e que somos o exemplo vivo de que é possivel vencer esta doença.

Sem comentários: