terça-feira, 2 de março de 2010

JÁ PENSOU EM SER DADOR DE MEDULA ÓSSEA?

PRINCIPAIS CONDIÇÕES PARA SE INSCREVER COMO DADOR:
- Ter entre 18 e 45 anos (A dádiva pode ser feita até aos 55 anos se não houver doenças inter correntes que a contra-indiquem. Quando uma pessoa se inscreve pela primeira vez deve fazê-lo até aos 45 anos)
- Peso mínimo de 50Kg
- Ser saudável
- Nunca ter recebido transfusões
Nota: Não precisa de estar em jejum.
O QUE ACONTECE APÓS A COLHEITA DE SANGUE?
Depois de ter feito a colheita de sangue, o dador é inscrito na base de dados CEDACE (CEntro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão) e aguarda que algum dia haja um doente igual. O dador poderá estar anos sem nunca ser chamado.
Pedimos para que não desista e, note que isto é muito importante, O DADOR DEVE COMUNICAR AS MUDANÇAS DE ENDEREÇO OU TELEFONES... se não o fizer, no dia em que for necessário poderá não se conseguir o contacto.
E SE FORMOS ESCOLHIDOS PARA DOAR?
A colheita de medula óssea poderá ser feita de duas formas diferentes. Por uma técnica chamada citaferése, na qual é possível colher as células a partir de veias periféricas no braço, num processo rápido e simples. O sangue retira-do da veia do dador passa através de um aparelho que remove apenas as células necessárias para o transplante, devolvendo as restantes. Na outra forma a colheita é feita no bloco operatório, sob anestesia, por punção dos ossos da bacia. Neste caso há que recorrer a um pequeno internamento de cerca de 24 horas. Não tem riscos para além da pequena anestesia a que é sujeito. O dador poderá sempre optar pela forma de colheita e a qualquer momento pode conti-nuar ou desistir.
LOCAIS ONDE PODE DOAR?
Com vista a facilitar a inscrição de dadores voluntários de medula óssea, os Centros de Histo-compatibilidade promovem brigadas em vários pontos do país onde são feitas colheitas de sangue. O Centro de Saúde de Ponte de Sor encontra-se actualmente a promover esta iniciativa. São necessárias no minimo 60 pré-inscrições para que o CEDACE se dirija a Ponte de Sor.
INSCREVA-SE JÁ ATÉ AO DIA 31/03/2010.
Poderá inscrever-se no Centro de Saúde de Ponte de Sor, por e-mail ou através da ficha de inscrição no www.sorsaude.blogspot.com
Atenção: A forma de testar a compatibilidade é somente pela colheita de uma pequena amostra de sangue (12ml), e só demora alguns minutos.
Fonte: APMC

1 comentário:

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro,

Para saber ainda mais informações sobre a doação de medula óssea visite o site: bit.ly/bOqRS0
Para mais dúvidas: fernanda.scavacini@saude.gov.br

Ministério da Saúde