terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PROGRAMA NACIONAL DA SAÚDE ORAL - CHEQUE DENTISTA NA SAÚDE ESCOLAR

O processo de encaminhamento para tratamento e/ou prevenção em saúde oral no âmbito da saúde escolar , abrange prioritariamente crianças e jovens em faixas etárias pré definidas 7, 10 e 13 anos.
Todas as crianças e jovens encaminhados através de cheque dentista para a intervenção médico dentária deverão no final das intervenções ter todos os dentes permanentes protegidos ou tratados.
Aos 7 anos, são protegidos ou tratados os primeiros molares permanentes, aos 10 os pré – molares e aos 13 os segundos molares. As faixas etárias dos 7 e 10 anos têm direito a 2 cheques – dentista, tendo os jovens de 13 anos direito a 3 . Em concelhos onde os serviços de saúde têm higienista oral o mesmo desloca-se á escola e faz uma triagem ás crianças das faixas etárias referidas.
O Gestor local de saúde oral encaminha para a consulta de higiene oral do Centro de Saúde as crianças e jovens isentas de cárie na dentição alvo para aplicação de medidas preventivas .Para a intervenção médico dentária são encaminhados os que apresentam pelo menos uma cárie em dente permanente (cheque dentista ).

É emitida uma carta informativa para as crianças cujos dentes alvo de análise , ainda não nasceram . Estas crianças receberão o cheque dentista no ano lectivo seguinte.

Em concelhos sem higienista oral o Gestor encaminha sem triagem para a intervenção médico dentária as crianças e jovens das faixas etárias abrangidas.
Todo o processo do encaminhamento é feito em parceria com os agrupamentos de escolas.
No Centro de Saúde de Ponte de Sor decorreram entre Julho e Outubro as consultas de higiene oral referentes á população encaminhada através do referido processo. Pode-se constatar que houve uma boa adesão ao programa a nível da prevenção, cerca de 79% dos encaminhados compareceram á consulta. A população encontra-se motivada para aderir a este tipo de iniciativa, tendo cada vez mais consciência da importância dos cuidados de higiene oral.

No presente ano lectivo 2009-2010, já se encontra em curso o processo de encaminhamento para tratamento e/ou prevenção que irá abranger as crianças e jovens nascidos em 1996, 1999 e 2002. O cheque dentista do corrente ano lectivo é válido até 31-08-2010.

Conceição Chinarro

Higienista Oral

Sem comentários: