"Sor Saúde" é o primeiro jornal digital do Centro de Saúde de Ponte de Sôr. Este é o espaço em que partilhamos os nossos conhecimentos. Sejam muito bem-vindos e estejam à vontade para comentar e divulgar!
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
RETRATOS, PESSOAS
Retrato, Pessoas from Miguel Chichorro on Vimeo. Retratos filmados de pessoas; jovens, mães e pais; e os seus filhos - participantes nos projectos de intervenção e formação promovidos pela Associação para o Planeamento da Família - APF Lisboa. Filme realizado por Miguel Chichorro, com música Fake Empire ("The National"). Duração 4´15". Filmado no Bairro do Armador em Lisboa, em Novembro de 2008.
Abordagem Centrada na Pessoa
Seminário "Convivendo com a dificuldade em Aprender"
O CAP - Centro de Apoio Psicoeducacional está a promover o seminário Convivendo com a dificuldade em Aprender, no dia 17 de Janeiro 2009.
Este seminário vai de encontro aos pais e profissionais da área da Educação e Saúde que convivem com situações de dificuldades de aprendizagem por parte dos seus filhos ou alunos. Nesta perspectiva, organizamos um encontro de profissionais que irão partilhar os seus conhecimentos, estratégias e experiências que sejam um ponto de partida para um trabalho diferenciado com crianças que têm dificuldade em aprender.
Consulte mais informações no site:
http://www.dificuldadesdeaprendizagem.pt.to/ terça-feira, 30 de dezembro de 2008
JANTAR DE NATAL DO CENTRO DE SAÚDE DE PONTE DE SOR - 2008
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
ESTUDO COMPARATIVO
ESTUDO SOBRE O PAPEL DOS PAIS E O APOIO DOS GOVERNOS NA EU (relatório)
AGENDA JANEIRO 2009
15-01-V Conferência Indústria Farmacêutica - Inovação em Saúde & Desenvolvimento Global
Local: Ritz Four Seasons Hotel - Lisboa
23-01 até 24-01-Colóquio Internacional «Fenomenologia, Psicologia e Psicoterapia»
Local: Auditório Armando de Castro do Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Lisboa
26-01 até 30-01- Curso «Inflamação: Uma Abordagem Experimental»
Local: Unidade de “Neuron Glia Biology in Health and Disease”, iMedCentro de Patogénese Molecular da Faculdade da Farmácia da Universidade de Lisboasegunda-feira, 22 de dezembro de 2008
SABIA QUE...
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
DIVERTE-TE SEM VÍCIOS
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
O PRAZER NO QUE SE FAZ
MAIS E MELHOR INFORMAÇÃO
A DIABETES
A DIABETES é uma doença endócrina, que se caracteriza pela fraca ou inexistente produção de insulina, por parte do pâncreas, ou por resistência à mesma, que leva a um aumento da concentração de açúcar no sangue (hiperglicemia).Podem distinguir-se dois tipos de diabetes:
- O Tipo 1, em que o pâncreas cessa de vez a produção de insulina, e torna-se necessário administrar a insulina por outra via (injecções subcutâneas);
- O Tipo2, mais comum nos países mais avançados, em que o corpo apresenta resistência à absorção da insulina existente no sangue. Este tipo de diabetes pode ter vários tratamentos: uma dieta mais rigorosa, comprimidos que permitem diminuir a resistência à insulina, ou em casos mais acentuados, a administração de insulina. É no entanto sempre essencial a prática de exercício físico.
É uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos:
- Pessoas com familiares directos com diabetes;
- Homens, mulheres e crianças obesos;
- Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;
- Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;
- Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença;
- Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.
Manifesta-se através dos seguintes sintomas:
- Urinar em grande quantidade e mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);
- Sede constante e intensa (polidipsia);
- Fome constante e difícil de saciar (polifagia);
- Fadiga;
- Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais;
- Visão turva;
- Emagrecer rapidamente.
Para medir a concentração de açúcar no sangue obtém-se uma amostra de sangue do doente, que deverá estar em jejum pelo menos 8 horas antes do exame, podendo-se também obter depois de comer. É normal um certo grau de elevação dos valores do açúcar no sangue depois de comer, mas mesmo então os valores não deverão ser muito elevados.
É diabético, se tiver uma glicémia ocasional de 200 mg/dl ou superior com sintomas; ou se tiver uma glicémia em jejum (8 horas) de 126 mg/dl ou superior em duas ocasiões separadas num curto espaço de tempo.
Segundo dados da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), a diabetes afecta cerca de 194 milhões de pessoas em todo o mundo e é a quarta causa de morte nos países desenvolvidos. Em Portugal, estima-se que a doença atinja cerca de 650 mil pessoas.
Para assinalar o Dia Mundial da doença, que pelo segundo ano se dedica às crianças e adolescentes, a APDP e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) promoveu o projecto «Portugal de azul Unido pela Diabetes» que, além de iluminar com esta cor alguns edifícios e monumentos nacionais (à luz do que se fez um pouco por todo o mundo), desenvolveu uma acção de sensibilização.
No dia 14 de Novembro, no Centro de Saúde, em Ponte de Sor, os profissionais comemoraram a data decorando o edifício de azul e fortalecendo mensagens sobre a «importância da adopção de hábitos de vida saudáveis».
“Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: Não tenho medo de vivê-la.” (Augusto Cury)
Sandra Costa
Enfermeira
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
HUMOR
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Relatório de Avaliação dos Episódios de Violência contra os Profissionais de Saúde, referente ao Ano de 2007
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Acção de Saúde para Crianças e Jovens em Risco
O desenvolvimento da Acção de Saúde para Crianças e Jovens em Risco diz respeito, no fundamental, a um processo interno de qualificação do próprio Sector da Saúde, em particular no SNS, em matéria de crianças e jovens em risco.Há que afinar a capacidade de detectar precocemente contextos, factores e situações de risco e intervir de forma incisiva nos casos de perigo, esgotando os mecanismos de intervenção por parte dos profissionais e dos serviços.(...) Urge, de igual modo, homogeneizar registos clínicos, harmonizar os mecanismos de permuta de informação e uniformizar suportes de notação, tratamento e transmissão de dados, de molde a gerar-se informação epidemiológica mais credível sobre a entidade clínica "maus tratos em crianças e jovens", entendida, cada vez mais, como um verdadeiro problema de saúde pública. Agenda de Dezembro
Dia 1 de Dezembro dedicado à informação e à demonstração de solidariedade internacional face à pandemia da sida

















