quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CONSULTA DE HIPOCOAGULAÇÃO ORAL NO CENTRO DE SAÚDE DE PONTE DE SOR

Doença cardiovascular é um termo genérico que designa todas as alterações patológicas que afectam o coração e/ou os vasos sanguíneos. No termo inclui-se a doença cardíaca coronária (patologia que afecta os vasos sanguíneos que irrigam o coração), a hipertensão e a arteriosclerose.
Uma das principais causas de morte nos países ocidentais são as doenças do aparelho circulatório. Portugal não é excepção à regra e as doenças cardiovasculares constituem uma das primeiras causas de morte no nosso país. Com o envelhecimento da população e os actuais hábitos alimentares dos nossos jovens, a tendência para o agravamento da situação é previsível. Se urge educar correctamente para a prevenção destas doenças, não é menos importante actuar nas consequências das mesmas. Uma das formas de reduzir as consequências graves deste tipo de doenças passa pela avaliação da capacidade de coagulação do sangue destes doentes.
Os coágulos formam-se quando as plaquetas entram em acção para parar perdas de sangue sempre que ocorre um traumatismo ou um corte de tecidos. Esta capacidade de coagulação do sangue deve ser controlada periodicamente através de análises pois em algumas pessoas os coágulos aparecem de forma descontrolada circulando pelo organismo até ficarem presos em pequenos vasos sanguíneos. Quando isso acontece originam problemas como Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), embolias, etc.
Perante pessoas com risco elevado de desenvolver coágulos é prescrito um hipocoagulante (Varfine® ou Sintron®). O objectivo dos hipocoagulantes é reduzir a tendência do sangue formar coágulos, sem o impedir de coagular.
A descentralização da Consulta de Hipocoagulação dos Hospitais para os Centros de Saúde aproxima os utentes dos cuidados de saúde de que necessita, garantindo melhor comodidade e acessibilidade.
No sentido de organizar de forma mais eficiente os recursos físicos e humanos existentes, permitindo o seu acesso ao maior número possível de utentes que deles dependam, com vista a reduzir as taxas de mortalidade e morbilidade destas doenças, implementou-se a Consulta a Utentes Hipocoagulados Orais no Centro de Saúde de Ponte de Sor, e respectivas extensões.
A avaliação de INR funciona de acordo com o seguinte horário:

Ponte de Sor - 2ª e 4ª feira das 14-16 hora;

Galveias - 4ª feira das 11-13 horas

Longomel - 5ª feira das 9-10 horas

Tramaga - 6ª feira das 10-11 horas

Vale de Açor - 3ª feira das 14-15 horas

Enfª Lurdes Ribeiro

Sem comentários: