segunda-feira, 22 de março de 2010

EM BUSCA DO TESOURO DAS FAMÍLIAS

Decorreu de 22 a 24 de Fevereiro, na Associação Caminhar em Ponte de Sor, a acção de formação “Em busca do tesouro das famílias”, a qual teve como objectivo a formação de técnicos que trabalham com crianças e respectivas famílias, auxiliando-os na adopção de estratégias de disciplina que contribuam para melhorar/aperfeiçoar as capacidades destas famílias para que possam desenvolver competências parentais adaptativas. Integrando o Projecto Passo a Passo, esta iniciativa contou com a participação de alguns técnicos do Concelho. A Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Ponte de Sor não faltou a esta iniciativa.
Criado pela dra. Ana Melo no âmbito das suas competências na IPSS "Gabinete de Apoio à Família" de Viana do Castelo, o programa “Em busca do tesouro das famílias” foi já aplicado com sucesso em várias comunidades.
“Em busca do tesouro das famílias” é um programa de treino de competências familiares e dirige-se a famílias com crianças entre os 6 e 12 anos, podendo ser aplicado de forma universal ou como programa selectivo quando complementado com outro tipo de intervenção.
Compreendendo intervenções paralelas com os pais e crianças com vista ao desenvolvimento das competências parentais e competências familiares, este programa tem como objectivos gerais reduzir factores de risco familiares e aumentar os níveis de protecção, procurando ainda actuar sobre factores de risco individuais.

Sem comentários: