terça-feira, 26 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) comemora, todos os anos, no dia 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação. O tema proposto pela FAO para este ano é “Unidos contra a Fome”, pretendendo assim fomentar a consciencialização sobre a fome e a desnutrição no mundo e levar a que todas as pessoas em todo o mundo adoptem medidas para combater a fome.

Estudos recentes da FAO revelam que cerca de 1 bilião de pessoas passam fome em todo o mundo.

Nos diversos países e também em Portugal esta questão deve merecer a preocupação de todos:

• 78 Milhões de pessoas na União Europeia vivem em risco de pobreza, 19 milhões das quais são crianças;

• Em 2009, mais de 260.000 portugueses foram assistidos pelo Banco Alimentar;

• Em 2009, o Banco Alimentar apoiou cerca de 1700 instituições;

• Em Portugal, 18% da população encontra-se em risco de pobreza (EUROSTAT, 2010).

Também é do conhecimento geral, que parte da população mundial sofre de obesidade, o que mostra o desequilíbrio sobre a forma com que os alimentos são produzidos e distribuídos a nível mundial, portanto, no Dia Mundial da Alimentação, não podemos deixar de reflectir sobre aquilo que comemos e sobre a situação alimentar no mundo actual.

O Centro de Saúde de Ponte de Sôr fez questão de se associar a esta iniciativa com a dinamização de algumas actividades junto da comunidade. Entre outras acções, organizaram-se Sessões de Alimentação Saudável e propôs-se a todos os funcionários do Centro de Saúde que se “unissem contra a fome” no sentido de, entre todos, se angariar um Cabaz de Bens Alimentares para oferecer ao Banco Alimentar - delegação de Ponte de Sôr, a distribuir por quem mais precisa. Esta “missão” foi amplamente superada, graças à boa vontade e colaboração de todos os funcionários do Centro de Saúde que prontamente aderiram à iniciativa. O Cabaz Alimentar foi entregue 2ª feira, dia 18 de Outubro.
Na prática, podemos enquanto cidadãos, sensibilizar e contribuir para minorar a fome, por meio de iniciativas simples e sustentáveis de combate à pobreza no nosso país.


Reflicta… Não se esqueça que pode ter um papel activo no combate à fome.

Dietista Marta Carrilho


Sem comentários: