terça-feira, 3 de novembro de 2009

CENTRO DE SAÚDE DE PONTE DE SOR TEM EQUIPA DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS (ECCI)

O aumento da esperança de vida acarreta o aumento da incidência de doenças degenerativas crónicas cuja evolução progressiva e incurável é responsável por grande parte do sofrimento, quer nos doentes quer nas suas famílias. Com a finalidade de atenuar o sofrimento e proporcionar o melhor bem-estar possível, foram estabelecidos novos conceitos de cuidados de saúde que são globais, activos e que são prestados por uma equipa multidisciplinar, os chamados cuidados continuados.
Os cuidados continuados desempenham um papel muito importante na coesão da sociedade e no respeito pelo indivíduo. Pretende-se que todos os cidadãos possam ter um acesso cada vez mais prático e com uma qualidade cada vez mais elevada. A formação de uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados no Centro de Saúde de Ponte de Sôr, que se pretende multidisciplinar, traduz a criação de uma valência essencial para um Concelho como o de Ponte de Sôr.
DESTINATÁRIOS: · Pessoas de todas as idades com dependência funcional; · Pessoas com doença crónica; · Pessoas com doença incurável em estado avançado e em fase final da vida; · Doentes que reúnam condições no domicílio para lhes serem prestados os cuidados que necessita.
QUEM PODE SINALIZAR: · Médicos de Família/Enfermeiros; · Familiares e/ou alguém próximo do doente; · Hospitais (Equipa de Gestão de Altas); · Instituições.
A ECCI É CONSTITUÍDA POR: · MÉDICOS Fernando Rodrigues Gracinda Rodrigues · ENFERMEIROS Maria Almerinda Marques Sofia Soeiro Susana Lopes · PSICÓLOGO Jorge Mourato · ASSISTENTE SOCIAL Carmen Barradas

Sem comentários: