terça-feira, 21 de julho de 2009

SEGURANÇA ALIMENTAR

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS Os diversos alimentos que compõem uma dieta alimentar, que se quer variada e equilibrada, com o tempo sofrem alterações nas suas qualidades organolépticas e nutricionais e eventualmente são sujeitos a contaminações diversas que facilitam a sua deterioração. Assim, com a finalidade de retardar ou impedir essas alterações e a possível deterioração dos alimentos, os processos de conservação desempenham um papel fulcral na garantia que os mesmos possam ser consumidos com a qualidade desejada e sem riscos para a saúde do consumidor. Nesta época do ano, com o calor, a conservação de alimentos, principalmente os mais perecíveis (peixe, carne, iogurtes, queijo fresco, fiambre, sumos naturais, entre outros), deve ser ainda mais acautelada! O consumidor tem também aqui um papel importante na prevenção de alguns problemas de segurança alimentar, devendo ter a percepção que, quanto mais tempo um alimento perecível e com necessidades de frio permanecer á temperatura ambiente, maior será o perigo de um aumento do número de microrganismos nesse alimento e logo, maior risco para o consumidor. ALGUNS CUIDADOS A TER EM CONTA NA COMPRA DESTES ALIMENTOS: - A sua aquisição deve ser deixada para o fim das compras; - O tempo que decorre desde a sua compra até à casa do consumidor deve ser o mais curto possível; - O seu transporte deve ser efectuado em saco isotérmico ou mala isotérmica acompanhada de termoacumuladores suficientes para o tempo e quantidade de alimentos comprados; - Logo que se chegue a casa, estes alimentos devem ser os primeiros a ser armazenados de acordo com as suas necessidades de frio. In ASAE NEWS nº 14 Um conselho do Gabinete de Saúde Ambiental

segunda-feira, 20 de julho de 2009

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO DE SAÚDE ESCOLAR DO DISTRITO DE PORTALEGRE

Durante o Encontro de Saúde Escolar do Distrito de Portalegre, realizado no dia 15 de Maio de 2009, em Ponte de Sôr, a comissão organizadora entregou a todas/os as/os participantes uma ficha de avaliação abrangendo as seguintes áreas: . Organização Geral do Encontro . Temática do Encontro . Pertinência das experiências locais . Qualidade dos oradores . Apreciação Global . Apoio do secretariado ao participante . Aspectos Positivos . Aspectos a Melhorar As áreas de organização geral do Encontro, temática do Encontro, pertinência das experiências locais, qualidade dos oradores, apreciação Global e apoio do secretariado ao participante foram avaliados por conceitos (1, 2, 3, 4, 5). Mediante amostragem de 156 (cento e cinquenta e seis) respostas à ficha de avaliação, distribuída no encontro, pode ser aferido que a maioria dos participantes considerou que o encontro foi "muito positivo", conforme o relatório que podem aceder através do link abaixo referenciado. Esta avaliação tornou-se importante para a elaboração de futuros encontros, visto que apontou os pontos mais positivos e os principais desafios.
avaliaçãoEncontro de Saúde Escolar

quinta-feira, 9 de julho de 2009

"SOR SAUDE" NO JORNAL MÉDICO DE FAMÍLIA

"Sor Saúde Facilita comunicação com utentes"
"Com o objectivo de fornecer informação constante e actualizada sobre assuntos relacionados coma saúde, o Centro de Saúde de Ponte de Sôr lançou, em Outubro do ano passado, o blog do jornal digital Sor Saúde.
Carmen Barradas, Técnica Superior de Serviço Social e uma das responsáveis do projecto (em conjunto com a Higienista Oral, Conceição Martins, a Técnica de Saúde Ambiental, Márcia Monteiro e o Psicólogo Jorge Mourato), afirma que a sua concretização e continuidade "só é possível devido ao carácter dinâmico e inovador dos profissionais do centro de saúde e da comunidade".
O blog do Sor Saúde pretende, antes de mais, "ser um espaço de partilha de ideias onde todos possam participar, expôr os seus pontos de vista e opiniões, não só sobre os problemas de saúde e das instituições, mas também sobre todos os problemas de interesse para a comunidade".
Trata-se, por outro lado, de um instrumento fundamental para "informar e divulgar as actividades do centro de saúde" e "educar os utentes através de artigos da autoria dos profissionais do CS". Até agora, o blog contou com a participação de nove profissionais de Ponte de Sôr, desde médicos, enfermeiros e administrativos, ao segurança João Ferro.
Além destes artigos, os utilizadores podem aceder à agenda regional, nacional e mundial de evenetos na área da saúde, algumas curiosidades na rubricas Sabia que... (conselhos de alimentação saudável), Humor (anedotas relacionadas com a saúde) ou À Conversa com... (entrevistas com os profissionais de saúde).
O jornal digital oferece ainda aos utentes possibilidades reais de interacção, através de comentários e sugestões.
Para a equipa gestora do Sor Saúde, que se candidatou este ano ao Prémio Hospital do Futuro na categoria de e-Saúde, o projecto é uma fonte de motivação. Gera aprendizagens divertidas, diferentes e promove o trabalho em equipa."
Artigo elaborado pela jornalista Adelaide Oliveira do Jornal Médico de Família nº 171 de 30 de Junho de 2009.
A equipa gestora do Sor Saúde agradece desde já o seu interesse e simpatia por este projecto.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

POSTER DO CENTRO DE SAÚDE DE PONTE DE SÔR NO II FÓRUM DE PROJECTOS DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE

Realizou-se nos dias 26 e 27 de Junho o II Fórum de Projectos de Prevenção da Obesidade com a organização conjunta da Plataforma contra a Obesidade da Direcção-Geral da Saúde e do Curso Doutoral em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar da Faculdade de Medicina de Lisboa. O Centro de Saúde de Ponte de Sôr participou nesta iniciativa com o poster intitulado "Planeta do Faz Nenhum". Numa perspectiva de prevenção, desenvolveu a Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Ponte de Sôr, o projecto de Educação Alimentar, que consistiu essencialmente, numa adaptação do guião da peça de teatro do V– Boy, da autoria de Rosa Lobato Faria e na sua dramatização. Esta peça de teatro teve como actores os elementos da Equipa. Decorreu no Cine-Teatro de Ponte de Sôr, para todos os alunos das Escolas do 1º Ciclo de Ponte de Sôr.

ATELIER FÉRIAS-MEL - LONGOMEL

Encontram-se abertas as inscrições para o atelier Férias-Mel organizado pelo Centro Comunitário Nossa Senhora da Oliveira de Longomel. Podem inscrever-se neste atelier as crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos de idade.
Para qualquer esclarecimento adicional ou inscrições podem contactar o Centro Comunitário através do número de telefone 242 203 313.